quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Boa Noite, Pequeninos!

Título: Boa Noite, Pequeninos!
Autora: Claire Freedman
Ilustrações: Gail Yerril
Editora: Educação Nacional

Sinopse:
   O céu estrelado convida os mais pequenos a irem para a caminha, mas nem todos têm sono. Os ratinhos brincam à mesa, os coelhinhos felpudos fazem bolhinhas numa banheira espumosa e os pequenos texugos pedem mais uma história. Acompanha os momentos de ternura vividos pelos animaizinhos antes de mergulharem na terra dos sonhos.

Opinião:
   Revisitar literatura infantil é para mim um enorme prazer. Este "Boa Noite, Pequeninos!" foi uma experiência mais sensorial do que literária. Trata-se de um livro grande, como tendem a ser todos os deste género. Encadernado com uma capa dura que promete uma história digna de ser bem guardada. Com animais fofos e sorridentes na capa, deitados no conforto de lençóis que parecem um autêntico pecado, principalmente aos olhos de quem nem sempre tem as noites de sono que desejaria. Por fim, a capa (assim como todo livro) está decorada com purpurinas colocadas em locais estratégicos, proporcionando brilho e relevo que trazem ao livro uma certa magia.
   A história em si é muito simples. Sem enredo, nem acontecimentos demasiado marcantes, passa pela descrição do ambiente em várias famílias de animais antes das crianças se deitarem. Desde o coelhinho irrequieto que não tem sono até à ratinha traquinas que adormece à mesa depois de ter brincado sem parar durante o dia, os vários cenários apresentados serão facilmente transpostos a qualquer situação real, podendo este livro servir de bengala na altura de deitar algumas crianças menos colaborantes.

   Foi a explosão de cor e relevo que me agradou mais. Mas todo o livro acabou por permitir que me sentisse feliz por, mais uma vez, me sentir pequenina entre as suas páginas.

1 comentário: