quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Acácia - Ventos do Norte

Título: Acácia - Ventos do Norte
Autor: David Anthony Durham
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Leodan Akaran, rei soberano do Mundo Conhecido, herdou o trono em aparente paz e prosperidade, conquistadas há gerações pelos seus antepassados. Viúvo, com uma inteligência superior, governa os destinos do reino a partir da ilha idílica de Acácia. O amor profundo que tem pelos seus quatro filhos, obriga-o a ocultar-lhes a realidade sombria do tráfico de droga e de vidas humanas, dos quais depende toda a riqueza do Império. Leodan sonha terminar com esse comércio vil, mas existem forças poderosas que se lhe opõem. Então, um terrível assassino enviado pelo povo dos Mein, exilado há muito numa fortaleza no norte gelado, ataca Leodan no coração de Acácia, enquanto o exército Mein empreende vários ataques por todo o império. Leodan, consegue tempo para colocar em prática um plano secreto que há muito preparara. Haverá esperança para o povo de Acácia? Poderão os seus filhos ser a chave para a redenção?
 
Opinião:
A primeira questão ao pegar neste "Acácia" é: será apenas mais uma saga de fantasia, igual a tantas outras que pululam por aí?
Começando pelo mais óbvio, a capa é atraente e será um bom chamariz para os mais viciados no género. Em relação à sinopse, acho que não faz jus à história (mas já lá vou) porém é suficiente para lhe darmos uma hipótese.
Antes do deslumbramento, posso dizer-vos o que achei de menos conseguido: o autor criou um Mundo extraordinariamente complexo, com um foco importante sobre a religião, as lendas e o misticismo das culturas envolvidas, no entanto, em alguns pontos não consegue a profundidade adequada à restante criação, com alguns finais um pouco precipitados de lendas que, de outra forma, seriam muito apelativas.
Ora, na descrição deste ponto menos positivo, já me farto de elogiar o Mundo de Acácia, mas ainda tenho material para mais. Adorei a escuridão, os negócios vergonhosos, a escravatura, a droga que povoam a vida dos protagonistas, evitando a noção pura e casta dos heróis mais típicos deste tipo de sagas.
Uma escrita fluida, juntamente com uma tradução muito competente, juntam-se para nos proporcionar uma bela experiência de exploração deste mundo que ainda terá muito para mostrar.
O segundo título já está escrito. Ficamos a aguardar a publicação por cá, pelas mãos da Saída de Emergência!

Cedo para tecer uma opinião da saga, mas tem traços distintivos suficientes para se poder tornar numa série de grande sucesso por cá!

Sem comentários:

Enviar um comentário