segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Forte

Título: O Forte
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Esta é a história de homens em guerra, das escolhas que são forçados a fazer e os dilemas que sofreram. Uma das melhores obras de Bernard Cornwell.

No verão de 1779, no terceiro ano da Guerra da Independência dos Estados Unidos, uma força britânica de 750 homens, liderada por Francis McLean, navega em direção à costa desolada e brumosa da Nova Inglaterra. A sua missão é estabelecer uma base naval numa posição crucial para dar abrigo a americanos lealistas. Apoiado por três pequenos navios, Mclean inicia a construção de um forte.
Em resposta, o estado de Massachusetts envia uma frota de 40 navios e mil soldados de infantaria para "capturar, matar ou destruir" os invasores. O segundo em comando é Peleg Wadsworth, um antigo combatente no regimento de George Washington e um homem que sabe o que tem de ser feito para expulsar os invasores.
E embora os britânicos estejam em inferioridade numérica, a batalha que se seguiu é um exemplo clássico de como planos bem elaborados podem ser arruinados por líderes incompetentes ou política mesquinha, e de como a guerra destaca o melhor e o pior em todos os homens.

Opinião:
Bernard Cornwell é um dos escritores contemporâneos de romances históricos com mais sucesso e que tem reunido críticas mais consensuais. Assim, já há muito que aguardava por uma oportunidade para ler algo deste autor.
Optei por "O Forte", antes de me "comprometer" com as suas séries mais alargadas, aproveitando para conhecer melhor a luta pela independência americana, já que tinha muito pouco conhecimento deste período da História.
A história passa-se em Massachusetts, numa península onde os britânicos tentam estabelecer uma base militar. Como tentativa de os desalojar, junta-se uma das maiores frotas da guerra pela independência no que resultaria como um desastre completo e custoso para os "rebeldes".
Não foi fácil para mim entrar na história. Há demasiadas personagens, quase todas apresentadas nos primeiros capítulos, tornando-se complicado acompanhar todos os nomes, cargos e características que vão surgindo. Porém, como a maior parte das personagens tem uma força considerável, a imagem de cada um vai-se formando com o decorrer dos acontecimentos.
A localização geográfica, com um terreno acidentado, rodeado por mar, deu azo a batalhas tanto por terra como por mar, descritas por Cornwell de forma apaixonante! Mas os principais condicionantes desta luta são as rivalidades internas e as teimosias de quem chefiava.
Todos estes factores fazem desta batalha ideal para ser retratada pela escrita de mestre de Bernard Cornwell num livro que se estranha no início, mas que se prende a nós no final.

Uma boa porta de entrada para as obras do autor e fico a aguardar por mais oportunidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário