quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Eleito

Título: O Eleito
Autor: Sam Bourne
Editora: ASA

Sinopse:
Estados Unidos da América. A mais poderosa democracia do mundo.
No jogo político de Washington, as apostas são altas, mas nem todos estão dispostos a jogar segundo as regras…

A popularidade de Stephen Baker, o recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, está em alta. Depois de anos conturbados, os Americanos depositam nele toda a sua confiança. Mas há sempre quem represente a excepção, e essa pessoa é Vic Forbes, um homem na posse de informação tão diabólica que poderá destruir o Presidente.
Quando Forbes é assassinado, as teorias de conspiração multiplicam-se. Será que foi o próprio Stephen Baker a ordenar a sua morte, ou terá sido obra dos seus opositores, dispostos a tudo para o desacreditar?
A ex-conselheira presidencial Maggie Costello é encarregada de conduzir uma investigação paralela. Na sua busca pela verdade, ela vai deparar-se com o impensável: uma conspiração em grande escala que remonta ao passado e ao próprio nascimento dos Estados Unidos…

Opinião:
Este género de enredo (policiais passados em contextos políticos) tem proliferado ultimamente, seja por maior interesse dos leitores no tema, seja por maior abertura política em abrir algumas das portas ao público. São livros que correm sempre o risco de cair na banalidade ou de se perderem por entre a enxurrada de títulos semelhantes, porém, o nome de Sam Bourne atrai atenções e levou-me a escolher "O Eleito" como companheiro de um dia de viagens.
E que boa companhia! Foi devorado nesse mesmo dia e passarei a explicar porquê...
O Presidente dos Estados Unidos retratado neste livro representa uma ideia ideal, utópica, de um conjunto de qualidades como solidariedade, integridade, empatia, etc... É difícil comprarmos esta descrição, mas já a ideia de vermos um desconhecido a esgravatar o seu passado, revelando tudo o que de mal aconteceu e que o vulgariza, torna a história bem mais aliciante.
Na minha opinião, o interesse da protagonista é principalmente pelas "tarefas" que vai desempenhando, já que a personagem em si é um pouco banal...
Como qualquer bom policial, o suspense é construído de forma lenta e sólida, culminando num final surpreendente e bastante credível. Fiquei mesmo a pensar em quanto de verdade haverá por trás deste livro...

"O Eleito" tem tudo para se conseguir destacar dentro do género e para ser bem mais do que apenas entretenimento, fornecendo-nos um excelente insight sobre a política americana.

2 comentários:

  1. OLÁ

    De Sam Bourne li "Os 36 homens justos" e foi um livro que terminei rapidamente de ler. É de leitura impulsiva, com muito suspense. A temática também era de meu agrado, por isso a dita impulsividade :)

    Tenho de ler "O Eleito" em breve.

    Boas leituras


    silenciosquefalam.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá miGuel:

    Este "O Eleito" também não sofre de falta de suspense, e os meandros da Casa Branca são sempre interessantes!

    Quando ler, deixe por cá a sua opinião!

    Boas leituras

    ResponderEliminar