quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Fúria dos Reis

Título: A Fúria dos Reis
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate.
No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para pior as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.
O Trono de Ferro é ocupado pelo caprichoso filho de Robert, Joffrey, mas quem de facto governa é a sua cruel e maquiavélica mãe. Com a afluência de refugiados e um fornecimento insuficiente de mantimentos, a cidade transformou-se num lugar perigoso, e a Corte aguarda com medo o momento em que os dois irmãos do falecido rei avancem contra ela. Mas quando finalmente o fazem, não é contra a cidade que investem...
O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte!

Opinião:
Depois dos primeiros dois volumes, estão lançados os dados. Sabemos que muito vai acontecer, e fica um bichinho a consumir-nos a paciência enquanto não nos lançamos ao encontro de mais um volume. Comecei a leitura de "A Fúria dos Reis" cheia de vontade. Planos, intrigas, favores, estratégias, uma pitada de magia e muitas personagens fantásticas. Tudo bem arquitectado num quase jogo de tabuleiro que manter o leitor em constante antecipação, tentando perceber o rumo dos acontecimentos ainda antes das personagens.
Sem se precipitar, o autor vai desenrolando a acção ao ritmo do horror que os personagens experimentam, em tempos tão conturbados como uma guerra sem fim previsível.
Com um final inesperado, fiquei em pulgas para leu o próximo volume, o que não irá demorar muito. Sabendo a quantidade de volumes que ainda me aguarda, antecipo muitas reviravoltas e pouco aguradados acontecimentos e anseio por os vir a conhecer!

Mais uma vez, esta saga provou merecer toda a fama que tem. Para todos os aventureiros, uma leitura a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário