sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Pintor Debaixo do Lava-Loiças

Título: O Pintor Debaixo do Lava-Loiças
Autor: Afonso Cruz
Editora: Caminho

Sinopse:
A liberdade, muitas vezes, acaba por sobreviver graças a espaços tão apertados quanto o lava-loiças de um fotógrafo. Esta é a história, baseada num episódio real (passado com os avós do autor), de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro- Húngaro, que emigrou para os EUA e voltou a Bratislava e que, por causa do nazismo, teve de fugir para debaixo de um lava-loiças.

Opinião:
Depois de me ter deleitado com a leitura e apreciação das obras anteriores de Afonso Cruz (como podem ver pelas opiniões prévias), estava ansioso pela continuação do seu trabalho. Tive, então, a feliz oportunidade de ler "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças".
Neste título, o autor dedica-se principalmente à escrita, apesar de também ter ilustrado algumas porções do texto com as suas ilustrações características e carregadas de significado. Da minha parte, agrada-me imenso esta dedicação à escrita, já que consegue criar com palavras imagens tão apelativas como as desenhadas.
A história que é a base do livro teu o seu lado dramático (podem ver a sinopse para ter uma noção), mas também um toque humorístico, com momentos felizes.
Sinto alguma dificuldade em expor-vos realmente o quanto apreciei todas as páginas deste livro e também me custa não ceder à tentação de preencher esta opinião com as deliciosas metáforas que nos vão guiando pela história, mas prefiro deixar-vos com vontade de aproveitar a primeira oportunidade para terem o livro em vossas mãos.

Mais um título carismático de um autor que terá certamente muito, muito mais para nos oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário