quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Alfa das 10:10

Título: O Alfa das 10:10
Autor: José Carlos Moreira
Editora: Papiro Editora

Sinopse:
Um grupo de carteiristas, frustrados com os cada vez menos produtivos resultados da actividade, resolve mudar de vida. O plano, que levam a efeito, consiste em desviar um comboio Alfa pendular (precisamente, o Alfa das 10 e 10) do seu destino (Lisboa) para o Algarve. Pelo caminho, fazem reféns todos os passageiros da composição e exigem uma avultada quantia em dinheiro em troca da sua libertação. Da cidade do Porto sai uma força especial de uma organização policial altamente secreta, com a missão de neutralizar a acção dos piratas ferroviários. 
O livro debruça-se não só sobre os meandros da acção policial, mas também, e principalmente, sobre os aspectos, por vezes de um dramatismo pungente, que levaram alguns honestos cidadãos a enveredar pelo caminho do gamanço de carteiras. Alguns, certamente, porque outros são carteiristas hereditários. Para ler com um sorriso nos lábios…

Opinião:
Um policial escrito por um ex-agente das forças de segurança nacionais... Não seria uma coisa que me deixaria muito empolgada mas sim, no mínimo, curiosa. Foi com esse espírito que peguei neste livro. Tinha uma viagem de Alfa à minha frente, bem a propósito, até ao Algarve, e achei que esta seria uma leitura adequada.
Pois bem, foi uma leitura surpreendente! O autor tem um estilo muito diferente. Escrevendo como como um contador, e não como um narrador, dá-se à liberdade de acrescentar à sua versão dos acontecimentos, uma série de considerações, comentários, 'bocas' e gracejos que tornam a leitura, no mínimo, invulgar. Apesar da constante introdução de comentários marginais poder tornar a leitura um pouco cansativa, pessoalmente achei que a tornava inovadora. 
Conta-se uma história de polícias e ladrões, mas num estilo bem nacional, ao abrigo dos nossos "brandos costumes", que não matam nem premeiam competência. Colocando os pontos nos ii's, o autor atreve-se a retratar, como "quem não quer a coisa" a realidade nacional, de forma tão acertiva que não podemos deixar de rir com ridículo da coisa. E saber que é mesmo assim que funcionamos! Torna-se hilariante ver tudo isso por escrito.

Um livro que levará todos os inconformados com o sistema às lágrimas! Poderão ser de gozo ou desespero, mas lágrimas virão, com certeza! Uma leitura diferente, que premeia o orgulho nacional com o que mais frequentemente lhe oferecemos: deboche!

Sem comentários:

Enviar um comentário