terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Muralha de Gelo

Título: A Muralha de Gelo
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens organizou-se para invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen são famosos pelo seu rancor e crueldade... Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem é bem pior do que a própria morte... Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue vai jorrar. E quando parece que nada pode piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!

George R. R. Martin prova porque é o maior escritor de fantasia da actualidade. Com uma imaginação poderosa, escrita inteligente e personagens cativantes, volta a deixar o leitor rendido e a ansiar por mais. Se gosta de um romance histórico épico, de um thriller arrepiante, de uma aventura emocionante, de uma fantasia credível e, em suma, de uma grande leitura... então este livro é para si.

Opinião:
Depois de terminar o primeiro volume, tendo acompanhado a repectiva série em simultâneo até ao espisódio correspondente, deixei "A Guerra dos Tronos" nas suas versões impressa e audiovisual, em standby. Com o lançamento do mais recente volume da colecção pela SdE, achei por bem pegar no segundo volume e, deixem que lhes diga, foi como atirar papel a uma fogueira!
Dizer que fiquei apanhada pelo livro desde o inicio é pouco. Honestamente, gostei bastante do primeiro volume, mas não tinha percebido quão ligada à história tinha ficado! Voltar a ler sobre Eddard, Bran, Jon e Aria foi como beber àgua fresca não tendo percebido a sede que tinha!
Devorei o livro! O autor, claramente com um dom quase sobrenatural, conseguiu prender-me com uma ou duas páginas e, com o decorrer da história, pôs-me a torcer por esta ou aquela personagem. Juro que, quando Jon sai a cavalo pela noite fora rumo sabe-se lá a quê, parei a leitura e disse qualquer coisa do género "Oh valha-me Deus! E se te apanham?". Fenomenal!

A viagem que é a leitura de cada um destes volumes é uma coisa indiscritível. Mais do que uma história bem contada, esta é uma das histórias que crece em nós, assentando raizes de forma tão real e assertiva que penamos com as personagens que amamos e rejubilamos com o sofrimento das personagens que nos moem o juízo. Para todos os que se atreverem a entregar-se à leitura, não deixem de ler "A Guerra dos Tronos". Mas sempre, sempre, antes de verem a série!

2 comentários:

  1. Quando acabei de ler este livro, também senti que os 2 primeiros livros, são apenas 1 só, e que dividir o livro original em 2 é uma pena. Mas compreende-se pelas dificuldades dos editores...

    ResponderEliminar
  2. Olá João;

    É verdade, dividir o volume original pode ser desagradável para o leitor. No entanto, confesso que, a vantagem que oferece em termos de facilidade no transporte compensa!

    Quanto ao livro em si, nada lhe pode manchar o encanto!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar