quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Antes de Adormecer

Título: Antes de Adormecer
Autor: S. J. Watson
Editora: Civilização

Sinopse:
«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…»

As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.

Opinião:
A sinopse deste livro despertou em mim sentimentos antagónicos. Por um lado, parece conter uma ideia interessante, capaz de prender o leitor de forma inapelável. Porém, tive medo que o autor caísse no banal, no já visto e revisto (ou lido e relido). Tudo dependia de como S. J. Watson orientasse a história de Christine.
Nos primeiros capítulos, acompanhamos a angústia inevitável da ausência de memórias. O contacto inicial com a condição da protagonista é muito bem conseguido, deixou-me a tentar imaginar todas as possíveis consequências da sua doença e todas as (im)possíveis formas de ultrapassar este problema.
À medida que vamos conhecendo mais o passado de Christine, mais se nota o esforço do autor em criar um enredo sólido, que não estivesse apoiado apenas numa ideia curiosa. E, como em qualquer bom thriller, o leitor tentará descobrir quem será o "mau-da-fita" e de onde poderá vir o perigo.
Toda a leitura de "Antes de Adormecer" foi uma experiência intensa e viciante, mas tenho que destacar o fantástico final. É um dos mais alucinantes que li nos últimos tempos e tem todo o material para fazer qualquer coração disparar, mantendo os olhos presos às páginas.

Um título que mostra a perfeita concretização de uma boa ideia.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Deixaste-me curioso... e quando é que vão aparecer os resultados do passatempo deste livro???

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um livro que gostava de ler e com esta critica ainda fiquei com mais vontade

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
  4. Bom dia;

    O livro é, realmente, muito bom. Quanto aos resultados do passatempo, serão publicados no decorrer da próxima semana! Estejam atentos!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Também gostei muito deste livro, principalmente do final...inesperado e arrepiante!

    ResponderEliminar
  6. Olá isabel:

    O final é mesmo o ponto mais forte do livro, tornando-o num verdadeiro thriller!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar