sábado, 13 de agosto de 2011

A Opinião do Vencedor: "O Clube de Cinema"

Título: O Clube de Cinema
Autor: David Gilmour
Editora: Contraponto

Sinopse:
Quando o seu filho Jesse tinha 15 anos, David Gilmour tomou uma decisão que muitos pais e educadores considerariam radical: deixou o filho desistir da escola. Esta decisão, contudo, não teve nada de simples ou fácil. Ao ver o filho debater-se com a falta de motivação e as dificuldades em estudar, concentrar-se e ter notas positivas, David Gilmour percebeu que talvez a escola não fosse o ambiente ideal de aprendizagem para o filho - e que as probabilidades de que ele não acabasse o liceu eram elevadas. Assim, permitiu que deixasse a escola; em contrapartida, exigiu que o filho adquirisse com o pai (um notável crítico de cinema) alguma forma de educação alternativa para a vida, o amor e o crescimento pessoal. A condição para o filho deixar a escola era passar três noites por semana a ver um filme com o pai - aquilo a que chamaram O Clube de Cinema. O que se segue é um percurso de aprendizagem e formação invulgar, rico e comovente. Na companhia do pai - e através de filmes que vão desde Os 400 Golpes, de François Truffaut, a Instinto Fatal, de Paul Verhoeven, de Crimes e Escapadelas, de Woody Allen, a Há Lodo no Cais, de Elia Kazan - Jesse aprende poderosas lições acerca dos valores humanos e do sentido da vida. E David aprende aquilo de que tantos pais se apercebem demasiado tarde: que cada momento passado com o filho é uma oportunidade de crescimento para ambos.

Opinião do Vencedor:
Como vencedor deste passatempo mostrei-me sempre muito interessado em ler este livro pois parecia-me uma boa reflexão sobre os caminhos do conhecimento e a forma como este se estabelece, muitas vezes, na informalidade da informação de que dispomos no dia de hoje.
O Clube de Cinema, de David Gilmour apresenta, na minha opinião, um desafio de múltiplas leituras pois não se trata de um romance fechado, com momentos destacados no tempo, mas de perceber as histórias paralelas que se estabelecem com cada um dos filmes. Acredito que ler antes de ver grande parte dos filmes seja completamente diferente de ler depois de os ver já que me pareceu imperceptível, numa única leitura, o critério de escolha dos filmes seleccionados para o clube de cinema e a sua ligação com o enredo. A história peca por ser contada num tom apressado, por vezes com uma sucessão de acontecimentos desconexos e desligados da temática dos filmes, emprestando-lhe uma certa aparência instantânea e descuidada que não me parece ter sido a intenção do narrador/autor ao relatar aqueles preciosos momentos da sua vida. 
Não obstante algumas críticas quanto ao aspecto “cinematográfico” do livro, trata-se de um relato carinhoso, de um pai cheio de amor pelo seu próprio filho que compreende a importância de olhar primeiro pelas necessidades do seu filho ainda que sejam completamente opostas às necessidades que o sistema de educação impõe aos adolescentes.

Um livro que recomendo sobretudo a pais e a verdadeiros amantes da sétima arte pois todas as referências cinematográficas contidas neste romance vão ao encontro dos marcos históricos do cinema quer quanto a aspectos de produção e realização, quer quanto a desempenhos únicos de actores que permanecerão imortais 
por André Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário