quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sonho Febril

Título: Sonho Febril
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Rio Mississípi, 1857. Abner Marsh, respeitável mas falido capitão de barcos a vapor, é abordado por um misterioso aristocrata de nome Joshua York que lhe oferece a oportunidade única de construir o barco dos seus sonhos. York tem os seus próprios motivos para navegar o rio Mississípi, e Marsh é forçado a aceitar o secretismo do seu patrono, não importando o quão bizarros ou caprichosos pareçam os seus actos.
Mas à medida que navegam o rio, rumores circulam sobre o enigmático York: toma refeições apenas de madrugada, e na companhia de amigos raramente vistos à luz do dia. E na esteira do magnífico barco a vapor Fevre Dream é deixado um rasto de corpos… Ao aperceber-se de que embarcou numa missão cheia de perigos e trevas, Marsh é forçado a confrontar o homem que tornou o seu sonho realidade.
Venha conhecer a lenda do Fevre Dream e a sua jornada inesquecível pelo grandioso rio Mississípi.

Opinião:
A caminho de se tornar um dos nomes imortais do Fantástico, George R. R. Martin chega-me finalmente às mãos! Optei por este "Sonho Febril" para começar a conhecer a obra do autor, sem precisar de me "comprometer" para já com "As Crónicas do Gelo e Fogo".
Logo no início deste livro é visível a força que o autor incute às personagens. Cria personagens fascinantes, com características peculiares tanto a nível físico como de comportamento e que se reflectem na linguagem de cada um. Tudo isto a transmitir um cariz cinematográfico à leitura.
Ora, já bem embrenhado na leitura, eis que me deparo com... vampiros! Ou umas criaturas semelhantes... Estava à espera de algo mais original, mas resolvi dar o merecido crédito ao autor e continuar a leitura.
Sem contar muito do enredo, posso dizer que toda a história desta raça das trevas criada por George R. R. Martin tem um traço cientifico interessante, acrescentando um novo e original lado à poliédrica história dos vampiros.
Mas o que realmente confere uma qualidade ímpar a este livro é a intensidade. Terei que corrigir todas as opiniões antes desta em que classifiquei um livro como "intenso", porque, ao lado de "Sonho Febril", equiparam-se a aborrecidos passeios no deserto. A meio da leitura já estamos a palpitar e isso continua praticamente até ao final da história! Preparem-se para momentos de suspense, acção e terror em que se verão impelidos a tapar os olhos durante a leitura.

Um ambiente alucinante, com uma história sólida e o bónus de se passar numa época fascinante, a bordo de um barco a vapor.

2 comentários:

  1. Também gostei bastante deste livro, posso até dizer que é dos meus livros preferido, a abordar o tema vampiros.

    George Martin realmente não desilude e penso que gostarás bastante das crónicas. Ainda só li os dois primeiros volumes, mas posso afirmar que é das melhores sagas que tenho tido o prazer de ler. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita:

    Apesar da enchente que tem havido de vampiros, este livro tem potencial para se manter vivo durante muito tempo. Quanto às crónicas, para já vou deixar que "ela" as leia, e um dia talvez sobre tempo para ler eu!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar