sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Rapaz Que Queria Fazer o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo

Título: O Rapaz Que Queria Fazer o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
Autora: Maria Margarida Mendes
Editora: Papiro Editora

Sinopse:
Agostín, um miúdo de dez anos e origem humilde, quando, certa noite, um sonho muda radicalmente a sua vida. Esta é uma história que estimula docemente os sentidos, que nos ensina que sonhar é um ingrediente indispensável e que aos nossos sonhos basta adicionarmos uma pitada de amor, amizade e sinceridade para podermos tornar as nossas vidas no mais memorável bolo do mundo.

Opinião:
Muitos de vós terão já percebido que, no Páginas Desfolhadas, há um carinho especial pelos livros infantis. Alguns saberão que grande parte desse carinho se deve à minha infantilidade omnipresente no que a livros diz respeito. É este contexto que me faz sorrir de cada vez que penso numa criança a descobrir a leitura, talvez, com o livro que folheio...
Considerações pessoais à parte, que servem apenas para me justificar perante mim própria, peguei neste livro preparando-me para sentir um leve gosto a infância... E não senti nada disso.
Trata-se de uma curta história ilustrada que aparenta ser infantil mas que, na realidade, não o é. A autora, talvez por não conseguir fugir à sua formação de base, arrasta uma história simples por entre analises psicológicas que tiram muito do encanto que o livro possa ter. Ao contrário do que normalmente acontece, não consegui deixar-me levar até há umas décadas atrás, ficando presa no presente com uma criança de 10 anos e as suas considerações sobre a sua família uniparental. 
Mas não lhe tiro o mérito. O livro poderá enriquecer se for abordado de forma diferente, como um exercício de psicologia, por exemplo. No entanto, e uma vez que não é essa a minha expectativa, tenho que confessar a minha decepção...

Um livro engraçado que poderá interessar a jovens psicólogos ou a qualquer um que se interesse pela área.

Sem comentários:

Enviar um comentário