Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito, que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, A Sombra do Vento é sobretudo uma história trágica de amor, cujo eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página. Esta obra foi publicada em Dezembro de 1979, pela Moraes Editores, ilustrada com pinturas de Júlio Pomar e capa de Sebastião Rodrigues. Mais tarde, em 1999, foi editada pela Dom Quixote. Fazem parte do livro os seguintes contos: “Os reis-mandados; O conto dos chineses; Nós, aqui por entre o fumo; Dinossauro Excelentíssimo (versão revista pelo Autor após o 25 de Abril; Celeste & Làlinha: por cima de toda a folha. Bruno, de nove anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa. Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer nem ninguém para brincar. Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como todas as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas.
Aconselho vivamente a lerem "O rapaz do pijama às riscas". Uma visão tão mais inocente da Segunda Guerra Mundial, em que o fim é...surpreendente! A amizade reina! Muito bom!
Adorei a "Sombra do Vento" :) História é cativante, o ambiente de uma Barcelona soturna é extraordinário, personagens ricas e interessantes. Acho que é quase impossivel um amante de livros não gostar de ler este :) É daquelas escolhas ideais para prendas porque nunca falha.
Por cá também lemos "O Rapaz de Pijama às Riscas" e vimos o respectivo filme... A amizade reina e a crueldade dói... Mas por tudo isso muito vale este livro. Seguramente, aconselhado!
Olá Lilana;
Apesar de o termos por cá, ainda não lemos "A Sombra do Vento". Muitos são os relatos positivos sobre o livro, pelo que vontade de o ler não falta! A ver. Mais uma vez, a BIS marca pontos com as escolhas que faz para o seu catálogo.
Aconselho vivamente a lerem "O rapaz do pijama às riscas". Uma visão tão mais inocente da Segunda Guerra Mundial, em que o fim é...surpreendente! A amizade reina! Muito bom!
ResponderEliminarAdorei a "Sombra do Vento" :)
ResponderEliminarHistória é cativante, o ambiente de uma Barcelona soturna é extraordinário, personagens ricas e interessantes.
Acho que é quase impossivel um amante de livros não gostar de ler este :)
É daquelas escolhas ideais para prendas porque nunca falha.
Olá Ana Isabel;
ResponderEliminarPor cá também lemos "O Rapaz de Pijama às Riscas" e vimos o respectivo filme... A amizade reina e a crueldade dói... Mas por tudo isso muito vale este livro. Seguramente, aconselhado!
Olá Lilana;
Apesar de o termos por cá, ainda não lemos "A Sombra do Vento". Muitos são os relatos positivos sobre o livro, pelo que vontade de o ler não falta! A ver.
Mais uma vez, a BIS marca pontos com as escolhas que faz para o seu catálogo.
Boas leituras!