sábado, 30 de julho de 2011

Lotaria - Todos Precisamos de um Pouco de Esperança

Título: Lotaria - Todos precisamos de um pouco de esperança
Autora: Patricia Wood
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Neste seu romance de estreia, Patricia Wood consegue fazer-nos partilhar de forma convincente a visão do mundo de Perry L. Crandall, com o seu QI de 76. Criado por uma avó extraordinária, Perry aprendeu a aceitar-se e a lidar com a vida à sua maneira, mas, acima de tudo, aprendeu a confiar nos seus próprios sentimentos. Essa capacidade virá a revelar-se da maior importância quando, mais tarde, Perry ganha uma avultada quantia de dinheiro na lotaria. Um romance encantador e comovente sobre o poder do amor e da confiança no lado positivo de todas as coisas.

Opinião:
 Não tenho dúvidas de que qualquer pessoa que dedique um breve minuto a ler a sinopse deste livro se sentirá fortemente impelida a levá-lo para casa. Este género de histórias, em que alguém nasce destinada a sofrer todo o género de adversidades, mas que com um golpe de sorte, alguns amigos e um bom coração, conseguem encontrar o seu lugar na prateleira da felicidade, exercem uma grande atracção sobre qualquer um.
Com toda a experiência que a autora tem na área do ensino especial, mostra-nos o ponto de vista de Perry sobre os mais variados temas da vida, com comentários cheios de humor, sinceridade e de uma sagacidade impressionante.
Rodeando Perry, temos a omnipresente avó, os primos-irmãos com dentes afiados como tubarões e os amigos humildes, mal-educados e de bom coração. Um excelente elenco, sempre olhado pela espantosa mente do protagonista.
E assim vamos seguindo uma história cheia de momentos altos, sejam alegres ou tristes, tão intensos que transbordam facilmente para o leitor.

"Lotaria" é uma obra que toca em todos os pontos certos, como a preciosa prestação do protagonista como narrador, as situações extremas a que é exposto e as interacções com todos os que o rodeiam. Para todos, sem dúvida.

2 comentários: