domingo, 3 de julho de 2011

História do Cerco de Lisboa

Título: História do Cerco de Lisboa
Autor: José Saramago
Editora: Caminho

Sinopse:
"«Há muito que Raimundo Silva não entrava no castelo. Decidiu-se a ir lá. O autor conta a história de um narrador que conta uma história, entre o real e o imaginário, o passado e o presente, o sim e o não. Num velho prédio do bairro do Castelo, a luta entre o campeão angélico e o campeão demoníaco. Raimundo Silva quer ver a cidade. Os telhados. O Arco Triunfal da Rua Augusta, as ruínas do Carmo. Sobe à muralha do lado de São Vicente. Olha o Campo de Santa Clara. Ali assentou arraiais D. Afonso Henriques e os seus soldados. Raimundo Silva ""sabe por que se recusaram os cruzados a auxiliar os portugueses a cercar e a tomar a cidade, e vai voltar para casa para escrever a ""História do Cerco de Lisboa"". Uma obra em que um revisor lisboeta introduz a palavra ""não"" num texto do século XII sobre a conquista de Lisboa aos mouros pelos cruzados.» (Diário de Notícias, 9 de Outubro de 1998)"

Opinião:
Aqui fica a opinião de mais um livro de José Saramago, em jeito de singela homenagem pela proximidade do aniversário da sua morte...
"História do Cerco de Lisboa" parte, como vários livros de Saramago, de uma ideia surpreendentemente simples: um "sim" por um "não", e todas as possíveis consequências das alterações de uma só palavra na História. Acompanhando os acontecimentos alternativos do Cerco de Lisboa, assistimos a um verdadeiro romance, tendo como protagonista o revisor responsável pela "pequena" alteração.
Apesar de não ser um dos livros mais mediáticos do autor, foi um dos apreciei mais e é um título onde Saramago tem espaço para soltar todas as suas palavras. Com primorosas descrições da vida do século XII e comparações com os nossos tempos, tão simples quanto brilhantes, o lado de Romance Histórico deste livro já vale por si próprio. 
Mas não subestimem a capacidade do autor em contar uma verdadeira história de amor "tardio" (pelas idades envolvidas). Mantendo o seu estilo profundo, que se entrelaça com os nossos próprios pensamentos, Saramago expõe-nos em toda a sua glória a sua ideia de amor, próximo da idade em que escreveu este livro.
Mais do que tudo isto, como se fosse preciso, deparei-me com deliciosas reflexões sobre a nossa língua e a sua evolução, vindas de alguém que a dominou como poucos.

Recheado de tudo o que de melhor o autor tem para oferecer, é perfeito para os que querem experimentar, os que já foram apanhados e todos os que apreciam boa literatura.

2 comentários:

  1. Foi o 1º livro que li do autor e é o meu favorito. Saramago e o seu eterno questionamento...

    ResponderEliminar
  2. Olá Mlle:

    Penso que também deve ser dos meus favoritos, mas nunca tentei ordená-los por preferência. Seria demasiado difícil!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar