segunda-feira, 18 de julho de 2011

As Sábias

Título: As Sábias
Autor: Roger R. Talbot
Editora: ASA

Sinopse:
"Ensinar-te-ei a usares os teus medos como alento, o teu corpo como arte, a tua voz como arma."

Salomé, Ana Bolena, Maria Callas, Jacqueline Kennedy...
Muitas mulheres poderosas têm escrito a História.
E se todas elas estiverem unidas por um segredo?
E se todas elas pertencerem a uma irmandade secreta e milenar?
Quem desvendar os seus enigmas possuirá a chave do mundo...

Um pouco por todo o globo, vários acontecimentos enganadoramente isolados põem em marcha um plano no qual a jovem Nadja tropeça involuntariamente. Só e desamparada desde a morte da mãe, uma atriz famosa cuja morte durante a rodagem de um filme foi considerada acidental, Nadja não se conforma com a indiferença das autoridades. Não poderia saber que em jogo está a mais espantosa revelação da História da Humanidade.  
Um romance irresistível, que cruza esoterismo e história, conspiração e suspense, sonho e realidade...  

Opinião:
É preciso muita segurança para escrever um livro sobre mulheres, sendo-se homem. É um conceito básico, que qualquer uma de nós compreende e que a maior parte dos homens intui, mesmo sem perceber onde se encontra a dificuldade. É simples: não são mulheres!
Com certezas deste género, iniciei a leitura de "As Sábias" com algumas reservas mas, ao mesmo tempo, curiosa com tão enigmática sinopse (como é que ainda se conseguem fazer sinopses que me deixem intrigada é um mistério).
Não foi uma leitura fluída por interferências alheias à mesma. Mesmo assim, a determinada altura dei comigo a ansiar por umas horas em que pudesse ser deixada a sós com o livro para, finalmente, poder desvendar o mistério que o autor cria com reconhecido engenho. Partindo de um conceito real (a reconhecida influência feminina sobre os influentes homens que acompanham), o autor cria numa ideia original, uma ligação milenar entre todas as figuras femininas mais influentes da história. Parte dessa ideia, criando um conflito de interesses na actualidade que pode levar ao desvendar dessa ralação. O autor consegue ainda, de forma muito natural, introduzir um certo componente policial e romântico, sem nunca perder o fio condutor de base e mantendo o interesse no livro até à ultima palavra.

Terminei a leitura satisfeita. Sem suscitar emoções excessivas, gostei bastante do livro! Será uma óptima companhia em qualquer altura neste Verão, permitindo ao leitor experimentar um pouco de tudo, sentindo-se surpreendido por várias vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário