sábado, 4 de junho de 2011

O Vale dos Cinco Leões

Título: O Vale dos Cinco Leões
Autor: Ken Follett
Editora: Bertrand

Sinopse:
Jane, uma inglesa corajosa e sensual, é apanhada num triângulo amoroso mortífero, entre os espiões rivais Ellis e Jean-Pierre. Amor, ódio e engano levam-nos de conspirações terroristas em Paris à guerra e aos guerrilheiros no Afeganistão.

Opinião:
Depois de ter lido o primeiro volume da trilogia "O Século" de Ken Follett, ansiava por oportunidades de ler mais alguma obra deste autor, esperando um romance histórico primorosamente pesquisado, com um enredo que me facilitasse a entrada na História árida do Afeganistão.
E nenhuma das expectativas saiu gorada!
Como todas as obras do autor, este título prima pela pesquisa cuidada e a ausência de receios em expor dados mais negros sobre uma cultura ou uma batalha. Este livro foi uma excelente forma de conhecer mais sobre a cultura das tribos afegãs, que contém traços tão interessantes como arrepiantes... Além disso, o autor consegue descrever primorosamente o ambiente tenso entre os EUA e a Rússia, cujas faíscas incendiavam em pleno Afeganistão.
Assim como em "A Queda dos Gigantes", penso que a força dos livros de Ken Follett assenta mais no ambiente do que nas personagens. Não é que sejam "aborrecidos", mas fica-me sempre a ideia de que "falta qualquer coisa"... Apesar disso, a forma como consegue criar suspense em qualquer situação, agarra-nos ao livro inapelavelmente.
Os acontecimentos fictícios que vão preenchendo os buracos dos factos verídicos, são verdadeiramente imaginativos, criando dois pontos de interesse: a História da guerra propriamente dita e a história dos protagonistas.

Um livro com todos os pontos fortes das obras de Ken Follett, interessante, emocionante e viciante!

Sem comentários:

Enviar um comentário