terça-feira, 21 de junho de 2011

Lisboa em Pessoa

Título: Lisboa em Pessoa
Autor: João Correia Filho
Editora: Livros d'Hoje

Sinopse:
Certo dia, um jornalista apaixonado por literatura conheceu um roteiro para desvendar Lisboa, criado pelo poeta Fernando Pessoa, o qual foi publicado com o título Lisboa: o que o turista deve ver. Desse encontro nasceu a inspiração para que João Correia Filho refizesse o percurso proposto pelo poeta e transformasse a sua aventura neste guia: Lisboa em Pessoa - guia turístico e literário da capital portuguesa.
Além dos lugares citados pelo poeta, o autor incluiu outros locais imperdíveis para quem deseja explorar a cidade e mais três itinerários extras: um baseado na vida e na obra de Eça de Queiroz, uma visita a Sintra e um roteiro pelas livrarias e pelos cafés mais charmosos de Lisboa. Para completar, criou um guia de sobrevivência para facilitar a vida dos viajantes ao longo das suas aventuras lisboetas.
Além dos poemas de Fernando Pessoa, incluiu também trechos da obra de outros escritores portugueses, como José Saramago, Inês Pedrosa e Luís de Camões, que ajudaram o jornalista a ir mais fundo na alma lusitana. Mais do que um guia, Lisboa em Pessoa é também um relato fascinante, recheado de belas imagens, e vai conquistar aqueles que, como o autor, têm a viagem como uma das suas grandes paixões. E na literatura, a sua maior inspiração.

Opinião:
Um guia sobre uma cidade, aquela que é para muitos portugueses a única verdadeira cidade - Lisboa. Um guia que se baseia numa obra semelhante escrita por um dos nossos maiores autores - Fernando Pessoa. Mas não foi isto o que me levou à exploração deste guia. Tendo vivido nessa mesma cidade durante 7 anos, e sendo uma sua regular caminhante, orgulho-me de guardar na memória imagens, sons e cheiros que em nenhum guia se poderão encontrar. Foi quase em tom de desafio que peguei nesta obra, procurando novos ângulos para uma cidade que conheço relativamente bem e esperando não encontrar nela o que de Lisboa tenho como meu. Concedo que, no final, nos encontramos empatados.
É diferente reviver paisagens e locais marcadamente turísticos com o sopro de um poema, ou o trecho de uma obra, escritos por autores que viveram a cidade. Não parece tão banal a Torre de Belém e até os pastéis com o mesmo nome ganham um travo de nova beleza. Tenho que me vergar perante o resultado final. Num livro que aparente ser um guia, o autor conseguiu esconder momentos de puro didactismo entre outros de humor velado e recantos que passam despercebidos, muitos vezes apresentados por uma imagem húmida e uma frase bem escolhida.

Não parece que este seja um guia. Será mais um livro para manter por perto, para ler salteado, forçando-nos a levantar e ir ver com os nossos próprios olhos o que de Lisboa nos passa ao lado a cada novo dia de trabalho. Vivamos para conhecer!

2 comentários:

  1. Fiquei encantada com esta sinopse! Deu-me vontade de tê-lo nas mãos da próxima vez em que visitar esta cidade deslumbrante, beijos,

    ResponderEliminar
  2. Olá Glorinha L de Lion;

    Vale a pena nem que seja folhear o livro, pelas deliciosas imagens que contém! Mais do que um guia, este parece ser uma óptima forma de encontrar alguns dos segredos que Lisboa tão ciosamente guarda entre as suas ruas!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar