quinta-feira, 23 de junho de 2011

A História Mais Bela do Mundo

Título: A História Mais Bela do Mundo
Autor: Rudyard Kipling
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Por vezes restringida ao Livro da Selva e a contos humorísticos que escrevia para os filhos, a obra de Rudyard Kipling, autor galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1907, é em grande medida desconhecida. Em particular, o considerável corpus de contos e romances nos quais o seu espírito curioso, fazendo jus ao humor inglês, é certeiro.
N’ A História Mais Bela do Mundo, Kipling leva a crer que a inspiração surge dos detalhes mais prosaicos que só o artista pode transcender, que só várias coincidências e contingências dão azo a uma obra de arte e que a arte sublima o real e o maravilhoso ombreia com a ciência. 

Opinião:
Sendo um dos mais versáteis escritores ingleses, Kipling costuma ser esquecido ou recordado apenas pelo "Livro da Selva". Assim sendo, este livro com dois contos do autor, é uma excelente forma de conhecer um pouco mais a sua obra, de forma ligeira e algo divertida.
Os contos que compõem este livro são "A Mais Bela História do Mundo" e "Ao Sabor das Ondas". Há vários pontos em comum entre ambos. Kipling escreve de forma sonhadora e confere os mesmos traços pensativos aos seus protagonistas/narradores. Nos dois contos, só a chegada ao final nos permite apreciar o verdadeiro âmago das ideias do autor, deixando várias eternas questões metafísicas pendentes.
É curiosa a interacção entre as banalidades do dia-a-dia com essas tais questões mais esotéricas, que me custa não expor aqui, mas não quero estragar a surpresa!

Uma pequena janela para a obra de um Prémio Nobel do início do século XX, que deixa vontade de escancarar a porta para os restantes escritos...

Sem comentários:

Enviar um comentário