sexta-feira, 10 de junho de 2011

Enciclopédia da Estória Universal

Título: Enciclopédia da Estória Universal
Autor: Afonso Cruz
Editora: Quetzal

Sinopse:
Este é um livro de factos - e de ficções, burlas, citações - esquecidos ou ignorados pela História e encruzilhados uns nos outros em forma de labirinto. Um espaço entre mordomos coronéis, metáfora, mentiras, assassínios, deuses duplos, cabalistas fabulosos, ascetas hindus e narrativas absolutamente orientais.
 
Opinião:
Aproveitando o ambiente acolhedor da Feira do Livro de Lisboa e a simpática presença do autor, não pude deixar passar a oportunidade de comprar mais um livro de Afonso Cruz, com o devido autógrafo.
Não deixei passar muito tempo até começar a aprender Estória por ordem alfabética.
Dotado da criatividade e versatilidade patentes nos que já tive oportunidade de ler, o autor surpreendeu-me mais uma vez nesta obra curiosa.
Cada entrada da Enciclopédia tem um fim em si próprio, e sejam pequenas histórias, factos ou pensamentos, resultam sempre numa reacção do leitor, que varia entre o divertimento e o assombro. 
A colectânea de "conhecimentos" resultante é um fantástico volume de reflexões sobre origens, causas e efeitos, história e estórias, nascidas de ideias geniais. Durante a leitura, dei por mim a voltar atrás por me ter surgido uma nova interpretação de uma entrada passada. Certamente que as leituras futuras serão uma experiência distinta desta primeira.

Um livro para ler, guardar, reler e deixar na mesinha de cabeceira.

Sem comentários:

Enviar um comentário