quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vincent Van Gogh e as Cores do Vento

Título: Vincent Van Gogh e as Cores do Vento
Autora: Chiara Lossani
Ilustrador: Octavia Monaco
Editora: Livros Horizonte

Sinopse:
Vincent Van Gogh é um dos mais aclamados pintores do mundo mas o seu talento não foi reconhecido pela maioria dos críticos, enquanto viveu. Esta não é apenas a história de um génio incompreendido; é sobretudo uma homenagem à arte inimitável do pintor dos girassóis.

O texto é baseado nas cartas trocadas entre Vincent e Theo, o seu irmão mais velho. As ilustrações são da premiada artista italiana Octavia Monaco.

Opinião:
Muitos sabem já da minha paixão por livros infantis. Não raras vezes são estes que me fazem parar em frente a uma montra ou mesmo numa banca, sendo uma paixão que não consigo completamente explicar. Este gosto continua a impelir-me para novas leituras neste campo. Peguei neste livro com curiosidade. O livro infantil com intenção puramente didáctica não me enche as medidas mas, por algum motivo, achei que mesmo tendo este livro como personagem principal um dos meus pintores favoritos, não seria essa a sua função.
Foi uma leitura estranha. As ilustrações, que tanto me encantam, são, em certa medida, abstractas, o que me agradou. No entanto, perdem alguma da sua mensagem para o texto. Este ocupa um espaço considerável, não sendo tão acessível a uma faixa etária menor como seria desejável. 

   Gostei bastante das ilustrações, menos do texto mas, gostos à parte, não deixa de ser uma obra com o seu encanto!

Sem comentários:

Enviar um comentário