sábado, 28 de maio de 2011

A Guerra dos Tronos

Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
O único livro de fantasia a atingir o 1º lugar do top do New York Times e do The Wall Street Journal.
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Opinião:
Com a saída da série televisiva baseada nas Crónicas de Gelo e Fogo, achei que seria uma boa altura para, finalmente, tomar contacto com a história. Vi uns quantos episódios e...não consegui continuar! A série é tão boa que pensei ser um pecado ver a versão televisiva antes de ler o original escrito! Foi sem pensar duas vezes que fui arrancar à prateleira o meu exemplar de "A Guerra dos Tronos" e me embrenhei na sua leitura. 
Como suspeitava, o livro consegue ser muito melhor do que a adaptação televisiva. Li enquanto revivia as cenas que tinha visto, acolhendo com gratidão a imensidão de pormenores que ficaram perdidos na adaptação, e ansiando por nova informação! Quase acabei o livro antes de chegar a história nova, que ainda não tinha visto em série, mas valeu a pena! Terminou o primeiro exemplar numa altura decisiva da acção, deixando uma grande vontade de continuar a leitura, mas tenho que esperar que o correio o traga até às minhas mãos...

A quem, como eu, começou pela série, não posso deixar de apelar a que leiam os livros antes. Uma obra tão elaborada e, pelo que li até agora, justamente conceituada, merece!

8 comentários:

  1. :) fico contente por saber que não sou a única. Embora eu não tenha deixado de ver a Série.
    Estou a meio e a adorar este livro. Como referiste, adoro os detalhes que não se conseguem inserir num episódio.
    o próximo episódio (8º) só sai dia 4 e até lá já terminei :D

    ResponderEliminar
  2. Eu já comecei a ler esta série já o ano passado e adorei, mas como não os posso comprar vou trazendo da biblioteca o que vai demorando pois não sou só eu que os requisito.

    Já vou mais avançada na leitura o meu próximo volume a ler é A Tormenta das Espadas.

    É uma série muito viciante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu comecei a ler estes livros no ano passado. Entretanto estou a comprar aos poucos os livros que me faltam ler para depois ler tudo de seguida e passar para a série televisiva. O próximo a ler será "A Fúria dos Reis". =)

    ResponderEliminar
  4. Olá! Curiosamente terminei há momentos o primeiro volume. É espectacular! Uma das melhores coisas que já li desde Harry Potter XD embora n tenha muito a ver, a n ser na forma como nos prende e faz querer mais

    ResponderEliminar
  5. Esta é, de facto, uma saga fantástica!
    Já tinha lido o primeiro volume em 2009 e depois, foi um "ver se te avias" para pegar nos outros ...
    Estou neste momento a meio do 5º volume e ontem trouxe da feira do livro do porto o 6º :)

    Para quem começou a ver a série agora, sem antes passar pelos livros, é pena... Os livros trazem outra riqueza e muitos mais pormenores à história que aumentam o fascínio e o gosto por Westeros!
    Obviamente que estou a adorar a série, mas tenho pena de não ter tempo para estar a ler em paralelo o primeiro volume.

    Aconselho qualquer um a pegar rapidamente na saga, quer seja através da série ou (de preferência) através dos livros.

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos;

    Tenho já os volumes seguintes cá por casa mas, entre tudo o que quero ler, a sua leitura vai sendo espaçada. Não consegui deixar de ver a série, pelo que já vou bem mais avançada na história na versão televisiva do que na escrita. No entanto, a cada novo episódio que vejo, não consigo deixar de ansiar pela leitura desses mesmos factos. Resta esperar pela vez do próximo volume na pilha de leitura!

    Boas leituras para todos!

    ResponderEliminar
  7. Só agora me iniciei nesta espectacular Saga e para já vou no segundo livro de seguida, não sei de conseguirei parar de ler... gostei do páginas desfolhadas.

    ResponderEliminar
  8. Olá Halotuga;

    Obrigado por ter passado por cá e ainda bem que gostou do nosso projecto!
    Li o primeiro volume e, pelas mais variadas razões, adiei a leitura do segundo. Com o lançamento de mais um livro da saga, o meu interesse foi reavivado e comecei hoje o segundo volume! É como voltar a um sítio que já conhecemos razoavelmente, nem senti o tempo que passou entre as leituras! Promete...

    Até à minha opinião, continue a passar por cá! Temos muito para oferecer!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar