sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pequena Abelha

Título: Pequena Abelha
Autor: Chris Cleave
Editora: ASA

Sinopse: 
Não queremos contar-lhe O QUE ACONTECE neste livro. Esta é uma HISTÓRIA MESMO ESPECIAL e não queremos desvendá-la.
Ainda assim, vai precisar de saber um pouco mais sobre ela para querer lê-la, por isso, vamos dizer apenas o seguinte:
Esta é a história de DUAS MULHERES. Os seus destinos vão cruzar-se UM DIA e uma delas terá de fazer UMA ESCOLHA terrível, o tipo de escolha que ninguém deseja enfrentar. Uma escolha que envolve vida ou morte. DOIS ANOS DEPOIS, elas encontram-se de novo. É então que a história começa verdadeiramente…
Depois de ler este livro, vai querer falar dele a TODOS OS SEUS AMIGOS. Quando o fizer, por favor, também não lhes diga o que acontece. Permita-lhes saborear a sua MAGIA.

Opinião:
Nada nos prepara para o que nos espera com esta leitura. Sendo a sinopse tão enigmática e juntando a capa tão original e o título aparentemente dissonante, não fazia ideia do que iria encontrar em "Pequena Abelha".
A leitura começa de forma fluída, entrando facilmente numa escrita criativa com figuras de estilo e comparações extremamente originais. Foi delicioso deixar-me levar, página após página, rindo de piadas e críticas veladas que o autor nos apresenta de forma tão inteligente. Até que nos é apresentado um cenário de terror, pleno medo, que abala a alma até ali conduzida pela mão da paródia. Chris Cleave usa uma dicotomia entre a leviandade com que cria pequenas sublimes comparações na sua narrativa e a brutalidade dos actos que emergem da história dos personagens. É sempre com estranheza que reconheço os extremos a que o ser Humano chega. Os valores nos quais se perde. Os milagres que o seu coração opera. 
No entanto, nem tudo são tristezas, uma vez que Cleave não termina sem deixar uma estranha nota de esperança que, apesar de tudo, me deixou um sorriso nos lábios.

É melodiosa a forma como o autor dispõe este livro. A forma como narra é imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário