domingo, 17 de abril de 2011

A Opinião do Vencedor: "As Serviçais"

Título: As Serviçais
Autora: Kathryn Stockett
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo.

Opinião do Vencedor:
Como talvez se adivinhe pelo facto de só o comentar meio ano depois do passatempo, este não foi um livro que me tenha despertado o interesse. Apenas concorro a passatempos se quiser realmente ler o livro, mas abri uma excepção pois pensei que seria interessante para a minha namorada. No entanto, aqui há umas semanas, quando ia escolher algo de novo para ler, dei de caras com ele e arrisquei.

A história passa-se no Mississipi dos anos 60, naquele sul que, não sendo esclavagista, era ainda extremamente racista. A história é contada por 3 das pessoas que a vivem: duas criadas negras e uma jovem branca que procura lutar contra esse racismo. Para tal, decide escrever um livro que retrate a vida das criadas, contada pelas próprias. Mesmo parecendo pouco, era algo muito arriscado, tanto para a escritora como para as criadas. E não conto mais, não vá estragar a história a alguém. Mesmo que não queiram ler o livro, vem um filme a caminho...

No final, posso dizer que foi uma leitura agradável, mas que se enquadra no grande grupo de livros que se esquecem pouco tempo depois. Apesar de ser um livro relativamente grande, lê-se facilmente. O tema é interessante, e dá um óptimo relato da vida na América sulista desses tempos. No entanto, cheguei ao fim a pensar que faltava algo. Parecia fácil demais pousar o livro no fim de um capítulo, não sentia curiosidade em saber o que se passava a seguir. Mesmo depois de conhecer todas as personagens, não conseguia visualizá-las como pessoas reais, nem sentir empatia ou desprezo por nenhuma delas.

Isto não quer dizer que não o recomende. Acredito que muita gente vá adorar o livro, e se vá identificar com uma ou mais personagens. Acho que acertei quando concorri a pensar que a minha namorada iria gostar, por exemplo. Mas se, como eu, lerem a sinopse e não se sentirem muito interessados, talvez seja preferível deixá-lo na estante para outra pessoa o ler.
por Eurico Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário