sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Luz Miserável

Título: A Luz Miserável
Autor: David Soares
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
O horror está de volta.
Nestas três histórias, David Soares (O Evangelho do Enforcado, Lisboa Triunfante, A Conspiração dos Antepassados) apresenta imagens de luz e trevas que não deixarão ninguém indiferente.
Do ambiente exótico de A Sombra Sem Ninguém, passando pelos interiores claustrofóbicos de A Luz Miserável, até à extravagância macabra de Rei Assobio, prepare-se para conhecer personagens inesquecíveis, como um homem "quase" invisível, três soldados amaldiçoados e um velhote mutilado e vingativo.
Do suspense ao splatterpunk, A Luz Miserável é um livro de contos provocadores, diabólicos e literários. Uma viagem vertiginosa ao lado negríssimo da imaginação.

Opinião:
Antes de submergir na escuridão dos contos de "A Luz Miserável", justifica-se um breve comentário sobre a apresentação do livro.
Em cima, podem ver a ilustração escolhida para a capa, que não deixa dúvidas em relação ao interior do livro e que está carregada de um magnetismo semelhante ao que nos cola ao sofá durante um filme de terror. Outro pormenor: o livro foi impresso em páginas pretas. Apesar de me ter parecido desnecessário à primeira vista, rendi-me ao efeito causado. As cenas que fui construindo na minha mente já nasciam sobre um fundo negro, despertando as trevas sobre a narrativa!
Relutantemente, mergulhei na infernal e pormenorizada imaginação de David Soares...
O primeiro conto prepara-nos para os seguintes, decorrendo num ritmo mais calmo, apresenta-nos um caso curioso de forma bem credível e com um final brilhante.
No segundo, que dá título ao livro, já precisarão de um pouco mais de preparação mental. Preparem-se para cenas de violência e terror, descritas com uma precisão que nunca seria atingível num ecrã, apenas a fértil imaginação do leitor guiada pela mão hábil de David Soares é capaz de tornar tão vivas (mortas) as palavras. Mais uma vez, o conto culmina de forma perfeita.
E sobra o conto mais longo para o final. Antes dos monstros fantasiosos que surgirão na história, iremos descobrir como pode ser assombrada toda uma vida por simples episódios da infância. O horror em carne e osso mistura-se com a fantasia, enquanto o sangue é lenta e brutalmente derramado pelas páginas.

"A Luz Miserável", muito mais do que um livro de contos, é uma experiência visceral, emoções em bruto que se soltam com o virar das páginas.

Sem comentários:

Enviar um comentário