segunda-feira, 28 de março de 2011

Rapina

Título: Rapina
Autor: Graham Hurley
Editora: Bertrand

Sinopse:
Para o Inspector Joe Faraday, o funeral de uma jovem colega, morta num acidente de automóvel, é um final amargo para mais uma semana difícil. Contudo, não existe tempo para mágoas na Investigação Criminal. Um ginecologista difamado desapareceu e as suas pacientes mutiladas formam uma lista infernal de suspeitas de homicídio. Trata-se de uma carga de trabalho impossível e, como se isso não bastasse, os políticos e os superiores hierárquicos de Faraday conspiram para lhe dificultar ainda mais a vida…

Opinião:
Já não lia um policial há algum tempo. De certa forma, achei que sentia falta da intriga e da perseguição de um culpado ao longo de páginas e páginas, acompanhando o desvendar de um caso e tentando antecipar-me ao raciocínio dos envolvidos até chegar à convicção de que sei quem é o assassino. Assim, peguei neste "Rapina" com a intenção de voltar a passar por todas essas fases numa leitura sôfrega como estas leituras costumam ser para mim... 
Mas não foi nada disso que aconteceu. 
O momento para uma leitura do género não foi o mais adequado (ó tempo, por onde andas?) e o livro, apesar de ser um policial, não é o tipo de policial a que estou habituada. Entre trabalho e poucas horas de sono, acabei por arrastar uma leitura que merecia um pouco mais da  minha atenção para ser devidamente apreciada.
No entanto, mesmo o pouco tempo não foi entrave para terminar o livro com um sorriso de satisfação nos lábios. Hurley traz-nos um policial mais actual, não centralizando a perseguição policial num único personagem, conseguindo explorar dois casos em simultâneo de ângulos diferentes, o que enriquece em muito o enredo. Por outro lado, esse enriquecimento torna a história menos linear razão pela qual a acho tão diferente do clássico policial. O autor inclui também uma vertente mais política da polícia e do funcionamento das hierarquias da lei, assim como crimes mais sofisticados e reais, ao invés de crimes brutais e básicos na sua origem.
Uma experiência diferente dentro do género. Pelo que percebi após alguma pesquisa, este livro pertence a uma série que tem como personagem principal Joe Faraday, o inspector responsável. Este facto justifica a exploração das personagens que o autor desenvolve ao longo do livro, preparando terreno para novos volumes que gostarei, certamente, de ler, assim tenha oportunidade!

Uma boa leitura, com desafios novos, que será apreciada por fãs do género especialmente se estiverem em busca de novidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário