domingo, 13 de março de 2011

A Opinião do Vencedor: "Longe do meu Coração"

Título: Longe do Meu Coração
Autor: Júlio Magalhães
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse:
Joaquim não queria acreditar no que os seus olhos viam. Tinha saído a salto de Portugal, viajado apertado em camionetas de gado, andado quilómetros e quilómetros a pé, à chuva e à neve, quase tinha perdido a vida nos Pirenéus e agora estava ali. Na capital portuguesa em França. O sítio onde, todos lhe garantiam, podia enriquecer e concretizar os seus sonhos. Mas o que via era um bairro de lata. Sentia os pés enterrarem-se na lama. Olhava para as barracas miseráveis e para os fardos de palha que faziam as vezes de uma cama. Mas, Joaquim não estava disposto a baixar os braços. Em Longe do meu Coração retrata com mestria e realismo, o quotidiano dos portugueses que partiram em busca de uma vida melhor, sonhando um dia regressar ricos à terra que os viu partir pobres. Para Joaquim, Portugal estava longe. Era ali, em França, na terra que lhe dava de comer, que queria vingar, que prometia, à força do seu trabalho, derrubar fronteiras e preconceitos. O plano estava traçado. Iria abrir uma empresa de construção, com o seu amigo Albano, enriquecer e, depois de ter casa montada com carro com emblema no capô, estacionado à porta, iria pedir a mão da sua Françoise, a professora de Francês que lhe abriu o mundo das letras e do amor. Mas, cedo Joaquim vai descobrir que há barreiras difíceis de ultrapassar.

Opinião da Vencedora:
Digo em verdade que estava muito curiosa para conhecer a escrita do Júlio Magalhães. Até então não tinha lido nada dele, como grande fã de José Rodrigues dos Santos, acabei por ver este livro com alguma curiosidade... Curiosidade porque achava que iria ser uma leitura muito simples, muito despreocupada e acima de tudo sem grande valor, mas enganei-me.
É sim um livro com uma escrita muito simples, mas bastante cativante. Um livro que eu diria "soft", com sentimentos bem vincados que passam com uma suavidade para o leitor.
Uma agradável surpresa sem dúvida!
Um belo romance que nos mostra como se vivia na década de 60 em Portugal e como se poderia de alguma forma ter sucesso na vida. A história de um português que tenta a sua sorte em França e todo o seu trajecto desde o dia que resolve ir até ao dia que regressa ao seu país, envolve-nos com a personagem e com os seus sentimentos.
Gostei imenso, uma leitura que se faz em pouco tempo, mas com uma intensidade de sentimentos estonteante!
Obrigada ao Páginas Desfolhadas por me terem dado a oportunidade de conhecer a escrita de Júlio Magalhães!
por Carla Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário