quinta-feira, 3 de março de 2011

O Vampiro Lestat I

Título: O Vampiro Lestat I
Autora: Anne Rice
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Lestat, personagem de Entrevista com o Vampiro, tem uma história para contar. O segundo volume da saga «Crónicas dos Vampiros» acompanha Lestat ao longo de várias eras, à medida que ele procura as suas origens e desvenda o segredo da sua obscura imortalidade.
Extravagante e apaixonado, Lestat mergulha nos lascivos lupanares de Paris do século XVIII, na Inglaterra dos druidas e na Nova Orleães finissecular. Após um sono profundo de cinquenta e cinco anos, Lestat está fascinado pelo mundo moderno. Quando quebra o código de honra dos vampiros, que lhes impõe o silêncio sobre a sua condição, Lestat revela-se na esperança de que os imortais se ergam e se unam para descobrirem o mistério da sua existência. E é então que Lestat, o caçador, se transforma numa presa. 

Opinião:
Acompanhando a febre vampírica com a devida distância, aventurei-me a continuar as obras de Anne Rice. Assim, mergulhei na história d'"O Vampiro Lestat", personagem essencial na história de "Entrevista com um Vampiro".
O relato inicia-se num período mais recente, quando Lestat acorda de um "sono" prolongado. Este trecho lê-se de forma mais ligeiro, sabendo que não tardaria a chegar a parte mais negra da história.
E assim foi. Recuamos até ao período em que Lestat foi transformado e em que inicia a sua descoberta dos seus poderes e da sua nova condição. Tudo, emoldurado por episódios arrepiantes, no melhor estilo de Anne Rice.
Claro que, quando terminei a leitura, senti a necessidade de entrar no segundo volume para poder escrever uma opinião mais sustentada. Porém, este primeiro volume é suficientemente completo para satisfazer um leitor interessado. Deixo opiniões mais definidas para quando tiver oportunidade de ler o segundo volume. De momento, estou a contar com uma escalada na intensidade da história, ao estilo de "Entrevista com um Vampiro"

Uma interessante continuação do mundo de vampiros de Anne Rice, mas que não deve dispensar a leitura do próximo volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário