domingo, 27 de março de 2011

Especiais

Título: Especiais
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Vogais

Sinopse:
Tally Youngblood pensou que tudo não passava de um rumor, mas agora é uma Especial.Uma máquina de luta criada para controlar os Imperfeitos e manter os Perfeitos na maior ignorância.Ser programada de forma perfeita, com uma força extraordinária e um único propósito, talvez não seja a melhor coisa que lhe podia ter acontecido. Tally ainda tem memórias de algo mais. Tem sido fácil ignorá-las, até que lhe é oferecida a possibilidade de exterminar os rebeldes do Novo Fumo para sempre. Tudo se resumirá a uma escolha final: seguir aquele longínquo bater do coração ou levar a cabo a missão para a qual a conceberam.
 
Opinião:
Um pouco mais tarde do que estávamos à espera, e com a ansiedade em crescendo, eis que chega o novo título da saga "Uglies"!
Em relação à história, não sinto que seja necessário revelar mais do que a sinopse descreve, especialmente para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de ler os dois primeiros volumes. Posso dizer-vos que a complexidade aumenta e que, a certa altura, é difícil sabermos qual dos lados tem razão, ou seja, quem são os "bons" e os "maus"... Durante grande parte do livro até me fica a impressão que estão ambos igualmente e antagonicamente errados. Mas, no final, Westerfeld consegue encontrar uma solução que me agradou bastante e deixa uma ansiosa janela aberta para o próximo volume!
O mundo criado para esta série mantém o mesmo encanto que já admirei nos títulos anteriores, porém ameaçava tornar-se excessivamente confuso e cansativo com as constantes reviravoltas da consciência de Tally. Na minha opinião, é o final que concede à história o embrulho que merece e que deixa muita curiosidade pairando, à espera do último livro.
Apesar de os personagens terem crescido em idade e complexidade, continua a ser uma série juvenil, mas que irá entreter e surpreender qualquer leitor, com as suas críticas ao estilo de vida actual e expondo-nos um futuro trágico, que poderá não estar muito longe da realidade.

Suspense, imaginação e um ritmo alucinante, ingredientes da escrita de Scott Westerfeld que justificam em pleno o sucesso que tem alcançado.

Sem comentários:

Enviar um comentário