segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Guia American Express - Portugal

Título: Guia American Express - Portugal
Autor: Martin Symington
Editora: Civilização

Sinopse:
Portugal é um país de belas paisagens de campo, cidades sofisticadas, zonas rurais, vilas de pescadores rústicas e com muitas tradições. Com cerca de 1000 fotografias de grande qualidade, com nove capítulos e uma secção especial dirigida a Lisboa, o Guia American Express: Portugal junta tudo isto como nenhum outro guia consegue fazer. A arquitectura, história, cozinha, vinhos e muito mais são também abordados. Explore o Museu da Sociedade de Geografia, o Castelo de São jorge e o Mosteiro dos Jerónimos na cidade de Lisboa do Século XVIII. Vá até ao Palácio da Pena em Sintra e até ás indústrias e campos vinícolas no norte de Portugal onde é confecionado o tão conhecido Vinho do Porto. Mapas do Sul de Portugal levam-no(a) até ás praias maravilhosas do Algarve e ás ilhas da Madeira e dos Açores. Se quer explorar bem o nosso país e este será o mais prático e mais informativo guia para ser o seu companheiro.

Opinião:
Viagens são uma grande paixão, comum a ambos os fundadores deste blogue. Com esta paixão, e resultando da sua conjugação com outra grande paixão - os livros - veio o carinho pelos livros de viagens e a admiração pelos guias de viagem. Como podem já ter percebido, somos grandes fãs dos Guias American Express, motivo pelo qual tantos destes guias têm sido falados cá no blogue. Tendo a oportunidade de explorar Portugal com a ajuda de um destes guias, aproveitamo-la imediatamente! Esta é uma opinião parcelar, uma vez que não tivemos tempo de explorar todo o país como pretendemos vir a fazer, mas resulta da leitura sobre os lugares que já visitamos, dos textos gerais que descrevem história, povo e tradições, e da sua utilização como guia numa recentíssima excursão a Sintra e arredores.
Para começar, devo dizer que é hilariante ver a descrição do nosso povo pelos olhos de um estrangeiro. Ver-nos descritos como um povo amigável e acolhedor que perde toda a bondade quando está ao volante de um carro, conduzindo assustadoramente perto do carro da frente, arrancou-me algumas gargalhadas. Esta, entre muitas outras coisas tão nossas, são parte tão integrante do nosso ser que nem percebemos essas características. Foi uma forma diferente de viver a preparação para uma viagem! 
Quando embarcamos para um fim de semana que se queria romântico, foi já com algum conhecimento da região. No entanto, é com alguma surpresa que admitimos a descoberta de alguns recantos verdadeiramente deliciosos com o auxílio do guia! Seguimos a sugestão de fazer um percurso pela serra, com algumas paragens assinaladas, e esse foi um passeio memorável! 

Desde os que vêem a bolsa mais vazia com a crise até aos tão viajados que já não encontram destino, sugerimos fortemente a aporta no nosso próprio território! Sempre que o fazemos somos surpreendidos, geralmente pela positiva! E já agora, porque não ser um verdadeiro turista, e levar um guia que aponte os recantos escondidos e mal sinalizados que muitas vezes escondem a verdadeira beleza? Pensem nisso!

Sem comentários:

Enviar um comentário