sábado, 8 de janeiro de 2011

Era Uma Vez... Os Contos Favoritos de Fernando Mendes

Título: Era Uma Vez... Os Contos Favoritos de Fernando Mendes
Autor: Fernando Mendes
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse:
Era uma vez…O Capuchinho Vermelho e o terrível Lobo Mau, a pobre da Gata Borralheira, o espertalhão do Gato das Botas, o coitado do Príncipe mais as suas malfadadas orelhas de burro, a veloz Lebre e a ainda mais rápida Tartaruga, a Cigarra cantante e a Formiga trabalhadora, a terrível Bruxa que pôs a bela Celeste a dormir, a Branca de Neve e os seus sete amigos anões, os Três Porquinhos, irmãos e amigos, mas tão diferentes entre si, os pequenos, mas incansáveis Duendes, o triste avarento mais o seu fantasma de Natal, a Baleia cantora de ópera, o Pinóquio e o seu nariz incontrolável, a formosa e bonitinha Carochinha pronta para casar com o seu João Ratão...Todos estes príncipes e princesas, fadas e bruxas, seres mágicos e outras personagens que fazem parte da infância de todos nós reúnem-se no novo livro de Fernando Mendes.

Depois do sucesso de Petiscos de Fazer Crescer Água na Boca, com 12 edições e mais de 22 mil exemplares vendidos, o conhecido actor e apresentador de televisão escolheu 30 dos seus contos tradicionais favoritos e recriou estas magníficas histórias, ao sabor da sua imaginação, dando-lhe um toque pessoal de humor e emoção.

Opinião:
Imaginar o Fernando Mendes a contar histórias de encantar era, para mim, uma imagem pouco clara. Ler este livro foi uma surpresa. Achava que iria encontrar uma compilação de histórias que todos nós conhecemos desde a infância mas não foi só isso o que aqui encontrei.
Numa edição de capa dura, acompanhada de um CD, o autor reescreveu muitas das histórias da nossa infância, abreviando-as e dando-lhes um estilo muito próprio. Por incrível que pareça, enquanto lia comecei a imaginar claramente a cena: o Fernando Mendes em carne e osso a contar-me as suas histórias preferidas!
Outra grande surpresa foi perceber que já não me lembrava, de forma tão clara quanto pensava, de muitas dessas histórias, enquanto que outras foram para mim uma completa novidade!

Este é um livro de família e para a família! Um excelente presente de avós para netos, ou de pais para filhos. É, no entanto, um livro que deve ser partilhado, lido em voz alta e comentado, deixando que as piadas tão típicas do autor se revelem par entre as histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário