domingo, 19 de dezembro de 2010

O Dardo de Kushiel

Título: O Dardo de Kushiel
Autora: Jacqueline Carey
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
TERRE D’ANGE é um lugar de beleza sem igual. Diz-se que os anjos deram com a terra e a acharam boa… e que a raça resultante do amor entre anjos e humanos se rege por uma simples regra: ama à tua vontade. Phèdre é uma jovem nascida com uma marca escarlate no olho esquerdo. Vendida para a servidão em criança, é comprada por Delaunay, um fidalgo com uma missão muito especial… Foi, também ele, o primeiro a reconhece-la como a eleita de Kushiel, para toda a vida experimentar a dor e o prazer como uma coisa só. Phèdre é adestrada nas artes palacianas e de alcova, mas, acima de tudo, na habilidade de observar, recordar e analisar. Espia talentosa e cortesã irresistível, Phèdre tropeça numa trama que ameaça os próprios alicerces da sua pátria. A traição põe-na no caminho; o amor e a honra instigam-na a ir mais longe. Mas a crueldade do destino vai levá-la ao limite do desespero… e para além dele. Amiga odiosa, inimiga amorosa, assassina bem-amada; todas elas podem usar a mesma máscara reluzente neste mundo, e Phèdre apenas terá uma oportunidade de salvar tudo o que lhe é mais querido.

Opinião:
Fabuloso! Com apenas uma palavra se descreve o que estas páginas nos contam. Jacqueline Carey conseguiu criar toda uma nova sociedade, com valores muito diferentes da nossa (no passado ou no presente) e, ao mesmo tempo, semelhante o suficiente para nos revermos nela. A cada página que passa, viajamos nesta terra pelas palavras de Phèdre que, de forma deliciosamente cortês, nos relata a sua vida. E que vida! Tocada pelos Deuses desde a sua concepção, a narradora desta história não se assume como uma heroína  mas como uma mulher - defeitos e virtude em igual medida narrados, ponderados e descortinados. Como se de um diário se tratasse, conduz-nos pela mão a cada novo desafio, desenrolando-se com o seu destino o destino de Terre D'Ange.

Delicioso primeiro volume. Não me prendia a uma série desta forma desde que iniciei a série dos Predadores da Noite, mas por qualidades completamente diferentes. Estou já a devorar o segundo volume e é com muito desagrado que o deixo em standby para tratar de outras coisas...

Definitivamente recomendado! Para qualquer amante do fantástico! Para qualquer amante de uma boa história, ou de uma história muito bem contada!

2 comentários:

  1. Olá Mariana:

    Estamos em plena leitura e é um martírio cada dia a que esta não avança! Esperamos terminar em breve e satisfazer a curiosidade que aumenta a cada página!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar