sábado, 4 de dezembro de 2010

Grande Cabaz de Natal - Passatempo Planeta

   Com a preciosa colaboração da Planeta, o Páginas Desfolhadas tem para oferecer, neste Natal, um exemplar de "A Biblioteca da Morte" e um exemplar de "O Livro das Almas". Este é um prémio único que será entregue no sapatinho de um só vencedor! Como todos os passatempos do Grande Cabaz de Natal do Páginas Desfolhadas, este decorrerá até ao dia 24 de Dezembro!
   São 6 as perguntas a que devem responder acertadamente para se habilitarem a ser o grande vencedor. São mais difíceis do que é hábito e não há pistas sobre os locais onde devem procurar as respostas. 
     Só aceitamos uma participação por pessoa (com nome completo) e, porque o nosso Pai Natal não tem as renas à disposição, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

   Muito boa sorte para todos! Esperamos que aproveitem estas oportunidades únicas e que este Natal o vosso sapatinho seja recheado de Leituras deliciosas! Boas festas!

14 comentários:

  1. Olá Marta;

    Os passatempo têm prémios muitos bons, pelo que tivemos que ser mais exigentes. Os passatempos decorrerão durante um largo período permitindo uma pesquisa mais atenta. Não desista!

    Boa sorte e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Gosto do desafio. Parabéns pela excelente ideia.

    ResponderEliminar
  3. Sim, realmente as perguntas são complicadas. Apesar de ter participado em quase todos os passatempos do cabaz de Natal, neste tenho quase a certeza que errei uma =/

    É o que faz querer responder a todas o mais rapidamente possível.

    Boa sorte a quem for mais metódico e tiver paciência para encontrar todas as respostas =)

    ResponderEliminar
  4. Perguntas exigentes!
    estas dão mais trabalho, mas acho bem :)
    é pena ser apenas um vencedor.
    De qualquer das formas, excelente desafio

    ResponderEliminar
  5. Está difícil encontrar a resposta para a última pergunta! Ai ai...

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos;

    Ficamos imensamente felizes por perceber que esta iniciativa está a ser recebida com tanto entusiasmo!
    Não vamos negar, as perguntas são verdadeiramente difíceis mas, acreditem, foi igualmente difícil chegar até elas.

    Com prémios tão bons, mesmo sendo apenas um vencedor, não poderíamos deixar de exigir um pouco mais. Como já dissemos, os passatempos têm um período de duração bastante alargado. Talvez valha a pena investir um pouco mais de tempo nas participações e aprofundar a pesquisa.

    A todos os que participam, o nosso sincero agradecimento!

    Boas leituras e boa sorte para todos!

    ResponderEliminar
  7. Se a ultima ´´e a mais facil, devo estar a pesquisar no "local" errado. Começo a enervar-me (estou a brincar)."

    ResponderEliminar
  8. Olá Natura;

    Paciência e persistência...! Quem sabe se não serão recompensadas?

    Boa sorte e boas leituras!

    ResponderEliminar
  9. A última pergunta deste passatempo parece ter uma resposta que pode ser contestada.
    Digo isto porque já no século VIII havia o latino-português, uma forma de transição do latim para o português que era a base imberbe da Língua Portuguesa.
    O primeiro documento escrito nesta língua é do final do século IX e, por isso, ficcionalmente, seria posssível admitir que exista um documento escrito em "português" datado do final do século VIII (julgo que o romance começa em 777).

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana Ricardo;

    Contestadas todas as perguntas e respostas podem ser. Se essa contestação é aceite ou não, isso é outra história. Se se pode considerar como português uma língua de transição ou não, não nos cabe a nós decidir. No entanto, e mesmo sem ter esse facto em consideração, se o primeiro documento escrito nessa língua data do século IX, historicamente falando não há provas de que existisse antes. Assim sendo, a nosso ver, toda a sua contestação assenta em especulação.

    De qualquer forma, parece-nos ser perfeitamente claro o que pretendemos como resposta à pergunta e que é, afinal, o que na prática interessa: responder acertadamente.

    Alegra-nos, no entanto, perceber que uma simples questão tem o poder de levar os nossos leitores um pouco mais além.

    Entretanto, para futuras situações do género, pedimos-lhe que nos contacte por e-mail expondo as suas dúvidas. Com o seu comentário tornou óbvia a resposta à última pergunta o que é injusto, em termos de competição, para todos os que já se esforçaram na pesquisa para responder à mesma. O contacto via e-mail evitaria este tipo de situação.

    Boa sorte e boas leituras!

    ResponderEliminar
  11. Finalmente enviei as minhas respostas. Mesmo que não ganhe, espero ter respondido acertadamente a todas as perguntas. Foi um excelente desafio. Um Bom Natal para todos/as. :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Natura;

    Muito obrigado pela participação! Resta esperar que a sorte esteja consigo!

    Boa sorte, boas leituras e um muito feliz Natal!

    ResponderEliminar