quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ninguém Viu

Título: Ninguém Viu
Autora: Mari Jungstedt
Editora: Contraponto

Sinopse:
A temporada turística da aparentemente tranquila ilha de Gotland está no auge quando uma jovem e o seu cão aparecem brutalmente assassinados. Uma discussão motivada por ciúmes entre a jovem Helena e o marido, na noite anterior ao crime, faz dele o principal suspeito. Mas passados dias aparece Frida - uma antiga companheira de escola de Helena - assassinada nas mesmas circunstâncias. Daqui em diante o pânico toma conta dos turistas e da pacífica ilha. Sob a pressão dos políticos locais, que temem os efeitos de um assassino em série a assombrar a temporada estival, o Inspector Knutas (com a nem sempre desejada ajuda do jornalista Johan Berg) descobre a trágica história que une as duas vítimas e que só pode significar novas mortes.
 
Opinião:
Dos frios países nórdicos chega-nos cada vez mais calor literário! O grande sucesso de Stieg Larsson tem ajudada à chegada de mais e mais autores suecos.
Depois de ter lido "O Homem de Pequim", de Henning Mankell, não hesitei em experimentar outro thriller vindo do norte.
Numa pacata terra, de uma pacata ilha, num país tradicionalmente pacato, a população vai sentindo o medo crescer, à medida que várias mulheres jovens são assassinadas com requintes de violência. Vamos acompanhar as demandas do investigador da polícia, assim como o ingrato trabalho de um jornalista regional. Assim, as pistas chegam um pouco de todo o lado e a solução deverá estar para breve... Mas quantas mortes serão necessárias?
A autora consegue atingir um bom nível de suspense, tornando o livro bem digno da categoria "thriller" e mantém o leitor concentrado em alvitrar hipóteses sobre o autor dos crimes. Além disso, faz também um óptimo trabalho em desenvolver as personagens principais, integrando-as nos seus passados e vivências familiares.
Quando o mistério é desvendado, já entramos de tal forma na mente do assassino, nas suas motivações, que quase (mas só quase...) que sentimos compreensão e pena pelo homicida.
Aparentemente, este é o primeiro volume de uma série passada na ilha de Gotland. Se tiver oportunidade, gostaria de acompanhá-la e ver o seu crescimento a cada livro...
Um policial com um apelativo toque de thriller que acompanha muito bem uma lareira a crepitar...

Sem comentários:

Enviar um comentário