terça-feira, 2 de novembro de 2010

Entrevista a Maria Araújo Lima - autora de "Anástasis"

A Maria é portuense de gema, tem 31 anos e adora escrever. Estreou-se como autora de "Anástasis", uma obra que se viu impressa pela força de vontade da sua criadora.

Depois da leitura do livro, é com grande prazer que temos para apresentar uma breve entrevista que a autora teve a amabilidade de conceder ao Páginas Desfolhadas!

Páginas Desfolhadas: Como surgiu a ideia de escrever um livro?
Maria Araújo Lima: A ideia surgiu do nada, como tantas outras que tenho. Neste caso porque adoro escrever, criar, pesquisar, inovar... sou jornalista de formação, e desde sempre procurei passar para o papel aquilo que me passa pela mente. O livro foi resultado disso mesmo. Comecei a escrevê-lo numa altura em que me encontrava mais desocupada, em finais do ano de 2007, e passado 9 meses tinha a criança nas mãos (sorriso).

PD: O tipo de livro que escreveu, um thriller, foi o eleito desde o início? Porquê?
MAL: É a minha primeira escolha de género literário e cinematográfico. Sempre gostei de ler sobre suspense, crimes, mistério, bem como desde cedo devorei filmes desse estilo também. A minha inspiração prende-se com a minha bagagem cultural, que é definitivamente ficção, romances históricos, thrillers policiais, e terror...

PD: O elenco e a história já existiam antes de os escrever, ou foram surgindo?
MAL: Tudo foi surgindo à medida que a caneta avançava nas linhas. Tinha apenas uma ideia chave, que remontava à história verídica das origens do manicómio em questão, a partir daí o enredo foi surgindo naturalmente. Não imaginava o que ia escrever à frente ou qual seria o final para a história que criava, sabia apenas que sentia um enorme gozo enquanto as personagens ganhavam vida e que todos os dias me apetecia escrever mais e mais. Tive sempre um objectivo em mente... terminar com um final surpreendente, foi esse o meu grande desafio! Uma experiência apaixonante.

PD: De onde lhe veio a inspiração para o Anástasis?
MAL: Como referi atrás, de livros e filmes. Talvez o cinema me tenha dado um maior contributo, uma vez que escrevi todo o enredo como se o visualizasse num ecrã, daí a não apostar tanto nas descrições, mas antes nos diálogos como principal destaque.

PD: Publicar um livro não é fácil. Como foi o percurso? Tentou algumas editoras? Porquê a escolha de uma Edição de Autor?
MAL: O livro foi finalizado em 2008. Quando terminado foi apresentado a algumas editoras do mercado nacional, mas sem sucesso, pois não foi seleccionado. Nesse mesmo ano permiti desmotivar-me e duvidar do meu projecto, tendo-o guardado. Já em finais de 2009, talvez a braços com uma maior confiança, decidi eu própria ir buscá-lo à gaveta e dar-lhe vida. Decidi testar a sua viabilidade, a sua aceitação junto dos leitores. Posteriormente, contactei gráficas, revisor, paginador, designer, tratei das questões legais, do processo, da divulgação, do registo e a 01 de Julho de 2010 o Anástasis estava a ser oficialmente apresentado na Fnac do Norteshopping, perante mais de 100 pessoas.
Foi um período muito complicado, pois à partida eu não sabia fazer mais nada além de escrever. O apoio dos que me rodeiam foi fundamental na concretização deste objectivo, sem eles teria sido bem mais difícil…

PD: Como é ler opiniões de completos estranhos sobre o que escreveu?
MAL: É definitivamente compensador. Os leitores anónimos têm um papel fundamental para futuras criações, pois não estando de forma alguma próximos da autora ou da sua obra, apresentam opiniões claramente isentas e frontais. Neste momento só me posso sentir orgulhosa, pois a verdade é que recebi muitas críticas construtivas, e nenhuma "classificação" negativa.

PD: Como encara o papel da blogosfera na promoção de livros? Acha que é um meio importante de divulgação também para autores que publiquem os seus próprios livros?
MAL: Não só acho como tenho a certeza. Aliás informo desde já que faço votos em receber a crítica do vosso vencedor do passatempo Anástasis.
Acredito que a blogosfera chega mais rapidamente aos leitores e cria um grau de proximidade entre as várias entidades e pessoas que outros canais não conseguem proporcionar ou atingir.

PD: Terá sido "Anástasis" o livro da sua vida, ou será apenas o princípio de uma carreira?
MAL: Eu não me obrigo a nada. Não tenho, ainda, como principal objectivo de vida escrever livros. (sorrisos) Adorei fazê-lo e espero conseguir lançar outros mais. Acredito que o Anástasis tenha sido um óptimo arranque e experiência para uma possível futura carreira literária...

Muito obrigado Maria Araújo Lima! Esperamos que este livro tenha o merecido reconhecimento, desejando-lhe muitas felicidades.

5 comentários:

  1. Aqui está uma prova de q a persistência vale a pena e q ñ devemos NUNCA desistir de nós!
    Parabéns Maria Araújo Lima pela força de vontade e por fazer acontecer.
    Espero um dia ainda ter oportunidade de ler este livro, q me desperta mta curiosidade.

    Obrigada Páginas Desfolhadas por estarem aqui p tds nós!

    ;)***

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Marta, é isso mesmo. Nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Mesmo que não os consigamos concretizar pelo menos ficamos com a satisfação de ter lutado por eles! Se um dia vier a ter oportunidade de ler o meu livro agradeço que me deixe a sua opinião :).
    Obrigada PD uma vez mais pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta e Maria;

    Não têm porque agradecer! Tem sido um prazer manter este blogue e, sempre que falamos num novo autor, ou temos oportunidade de publicar uma pequena entrevista é uma grande alegria para nós! Esperamos que este exemplo traga para as bancas muitos dos autores portugueses que não se revelam por falta de apoio editorial! Muitos parabéns pelo "Anástasis"!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à Maria Araújo Lima pelo livro e também pela iniciativa de o publicar de forma independente.
    É de louvar ambos os trabalhos :)
    E obrigada ao blog pela divulgação ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá L.C.Lavado;

    Nada como a determinação para se criar história. Estamos felizes por poder contribuir!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar