Opinião (1ª parte): Neste breve comentário tentarei transmitir-vos a impressão que me deixou o primeiro terço do livro (aproximadamente trezentas páginas).
A ideia de Ken Follett é ambiciosa: simplesmente, romancear o século XX!
Como seria de esperar, no início do século iremos acompanhar as tensões internacionais, os jogos políticos e os desentendimentos que culminaram na Primeira Grande Guerra. Os protagonistas escolhidos variam entre trabalhadores do povo, criados e membros da nobreza. Desta forma, o autor proporciona-nos uma visão próxima e emotiva dos acontecimentos, diferente da crueza habitual das estatísticas, dos tratados e das políticas.
São personagens credíveis, nascidos de uma investigação primorosa sobre os hábitos de cada classe social. Lutas entre empregados e patrões, luta das mulheres por equidade de direitos, emigrantes forçados e enganados, polícias tiranos... Tudo descrito de forma emotiva, transportando o leitor para o centro da acção.
Agora começou a Guerra! Promete...
Vou ficar com atenção ao blog. Quero saber o que achou do resto do livro. Estou com muita curisidade em relação a este livro e apesar de regra geral gostar de romances historicos quero ler algumas opiniões antes de me atirar a ele.
ResponderEliminarOlá branca de neve:
ResponderEliminarA leitura vai indo, quase a meio! Ainda farei outra pequena opinião antes da final!
Boas leituras!