domingo, 3 de outubro de 2010

A Lenda do Cisne

Título: A Lenda do Cisne
Autora: Jules Watson
Editora: Bertrand

Sinopse:
Um druida profetizou no momento do nascimento de Deirdre que ela seria a mais bela mulher depois de Helena de Tróia e que, devido a essa maldição de beleza, os homens lutariam por ela e o reino seria dividido. Criada na floresta, em reclusão, Dreide não recebe qualquer visita a não ser a do rei cujo desejo em que ela se torne sua mulher tornar-se-á numa obsessão. Baseado num célebre mito irlandês, a história de amor entre Maeve - a rainha guerreira - e os seus desamores.

Opinião:
Com uma viagem à Irlanda pela frente, não resisti a levar comigo este livro tão prometedor. Não nego que foi difícil conseguir ler com ritmo e sem interrupções, mas esta dificuldade deveu-se quase exclusivamente a contingências relativas à viagem.
O livro prendeu-me quase desde o inicio. Deirdre é uma personagem poderosa, em múltiplos aspectos, e a sua relação com Naissi, lado a lado com a forte necessidade de independência, aproximam-na do leitor. Todo o contexto quase mitológico, que acompanhei enquanto visitava ruínas celtas e enquanto conhecia as mesmas paisagens descritas no livro, tornaram este livro ainda mais especial e vívido.
Admito que a leitura se pode tornar um pouco enfadonha, em especial quando a autora se demora em descrições espirituais arrastadas e intensas. No entanto, e depois de ter terminado o livro, considero que este é uma obra de qualidade, uma descrição bem estruturada de uma das lendas mais bem conhecidas da mitologia celta que lucra grandemente pelo reconhecido domínio da autora sobre aquela época e aquele povo.

Uma leitura um pouco pesada mas que valerá a pena, principalmente para os curiosos relativamente a folclore no geral, ao irlandês em particular.

4 comentários:

  1. Não gosto muito de leituras enfadonhas !!
    Torna-se cansativo e acabo por desmotivar...

    ResponderEliminar
  2. Olá Prazer da Leitura;

    Não lhe chamaria enfadonha, uma vez que mesmo nessas partes menos empolgantes não consegui largar o livro. No entanto, estas tornam a leitura mais arrastada e poderão desmotivar algumas pessoas.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Parece maravilhoso :)

    Livros relacionados com a Irlanda assim do género só li os de Juliet Marillier e adorei. Com a boa impressão com que fiquei, tenho uma enorme vontade de ler outros livros sobre mitos irlandeses. Espero não me desiludir com este :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Jacqueline;

    Se mitos irlandeses lhe agradam, este livro será certamente uma boa companhia! Juliet Marillier não conhecemos, mas com esta comparação ficámos curiosos...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar