Título: Feliz Insucesso (precedido de Cocorocó)
Autor: Herman Melville
Editora: Europa-América
Sinopse:
Herman Melville, sem dúvida o maior romancista americano do século XIX, não foi somente o autor de Moby Dick mas também de um grande número de obras-primas de vários géneros. Nestas breves prosas, Melville resumiu a profundidade e a refinada imaginação das suas obras maiores: os dois contos — publicados em revistas em meados de 1850, num dos períodos mais criativos de Melville — revelam um autor ora realista, que se deleita na sordidez e nos detalhes da América do seu tempo, ora fulgurante, forçando a escrita até ao delírio. Sob os sainetes de Melville, revela-se incessantemente um caleidoscópico conhecimento enciclopédico, que invoca vários aspectos da tradição, impregnados na acidez corrosiva do mundo moderno. Mistura explosiva de géneros que assenta na improvável transfiguração do real quotidiano, os contos oscilam ora entre a alegria e a resignação ora entre a salvação e o fracasso.
Opinião:
De cada vez que tenho oportunidade de conhecer mais um dos muitos autores já consagrados por obras de qualidade incontestável, fico com a sensação de que, por muito que viva, por muito que leia, nunca conseguirei ler tudo o que deveria, conhecer todos os autores que o mereceriam...
Herman Melville, era um nome que me dizia pouco. A sua associação com "Moby Dick" fez com que entrasse directamente para a lista de "autores consagrados a não deixar de conhecer", pelo que fiquei deliciada com a oportunidade de ler este pequeno compêndio de contos da sua autoria.
Dois pequenos contos que se lêem de uma assentada, bastaram para levantar o véu sobre o afamado génio deste autor. São histórias um pouco loucas, parecendo por vezes disparatadas, e com uma moral implícita como se de uma fábula dos irmãos Grimm se tratasse. Para além de serem contos de leitura fácil, foram o humor e a crítica que o autor consegue deixar transparecer sem grande esforço que me deliciaram.
Como sempre acontece com os contos, não serão a melhor forma de conhecer um autor, mas estes foram o suficiente para ficar com vontade de ler mais da obra de Melville.
Companhia ideal para leitores erráticos ou para aqueles que, simplesmente, não têm tanto tempo disponível como gostariam. Uma boa aposta!
Parece-me bem =)
ResponderEliminarOlá Espiral;
ResponderEliminarÉ uma boa aposta para travar conhecimento com este autor, antes de se afundar entre as imensas páginas de "Moby Dick", por exemplo. Vale a pena!
Boas leituras!