domingo, 31 de outubro de 2010

A Contradição Humana

Título: A Contradição Humana
Autor: Afonso Cruz
Editora: Caminho

Sinopse:
"Depois de me deparar com estas coisas que desafiam a lógica de todo o UNIVERSO CONHECIDO, comecei a observar algo mais curioso ainda. Dentro das pessoas (e isso inclui os vizinhos) habitam as maiores contradições."
Depois de ter recebido o prémio Maria Rosa Colaço 2009 para Literatura Juvenil com Os Livros Que Devoraram o Meu Pai, também publicado pela Caminho, Afonso Cruz traz-nos as observações de uma criança atenta ao mundo, às suas contradições e opostos, combinando ironia e argúcia com um talento narrativo que passa igualmente pela sua ilustração.

Opinião:
Há primeira vista, temos um divertido livro infantil, que se pode ler para qualquer criança com menos de cinco anos e sem televisão por cabo. Uma criança perspicaz apercebe-se das contradições do mundo e descreve-as com uma ironia inocente.
E se tivermos em consideração que Afonso Cruz desenhou cada ilustração e cada letra, que coloriu os desenhos e pintou com palavras, apercebemo-nos que "A Contradição Humana" é mais um objecto de arte do que um objecto de literatura. Agradável e intrigante para os olhos, tanto nas ilustrações como nas escolhas e alterações do tipo e tamanho de letra, interessante e humorístico no texto, é impossível não se sentir orgulho de colocá-lo na estante.

Um quadro em formato de livro, ou um livro para emoldurar...

4 comentários:

  1. Depois de ler a tua opinião não posso deixar de espreitar na próxima vez que o vir na livraria, fiquei no mínimo curiosa =)

    ResponderEliminar
  2. Olá Elphaba:

    É uma pequena delícia, sem dúvida! Não custa espreitar!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado. Mais uma crítica para emoldurar :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Afonso Cruz:

    Obrigado por passar por cá! Por favor, emoldure a crítica longe dos seus quadros. Temo que ela se sinta envergonhada!

    Felicidades...

    ResponderEliminar