segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os Anões de Ann

Título: Os Anões de Ann
Autora: Kalina Stefanova
Editora: Vogais & Companhia

Sinopse:
Eis um lindo conto de fadas moderno e para adultos. Moderno? Para adultos? Kalina Stefanova explica: «Os contos de fadas dão-nos a mão e levam-nos de volta ao âmago do nosso ser. Revelam-nos as necessidades e os sentimentos esquecidos, ao mesmo tempo que nos e ajudam a descobrir se estas «coisas» foram realmente esquecidas ou tão-só abandonadas. No caso de abandonado, insistem para que encontremos a coragem de identificar, em nome do que já fizemos, as traições ao nosso próprio ser. Revelam-nos o poder da nossa intuição, quando a razão tende a guiar-nos por caminhos errados. Os contos de fadas são como um despertar e um reafirmar do nosso ritmo interior natural - de que tanto precisamos neste tempo de pressa constante. As tecnologias evoluem a grande velocidade mas os maiores acontecimentos da vida humana ainda precisam e demoram o mesmo tempo do «era uma vez». Pelos mesmos motivos, podemos afirmar que os contos de fadas são um grito de protesto contra a superficialidade.»

Opinião:
Este não é um livro infantil. E apesar de alguns comentários da critica o compararem a "O Principezinho", acho que estes não podem ser olhados da mesma forma, pelo que não deviam ser comparáveis.
"Os Anões de Ann" são uma tentativa de adaptar o conto de fadas aos nossos dias. Stefanova criou, de facto, uma história equilibrada entre o mundo real e um mundo de encantar, em que seres humanos e seres "de contos de fadas" convivem, com ou sem conhecimento uns dos outros, segundo regras bem definidas. No início da leitura, esta ideia parecia ter tudo para dar certo, mas algures perdeu potencialidade... Não tardou até que percebesse o que me desiludiu. Stefanova juntou ao conto de fadas uns pozinhos de desenvolvimento pessoal, estragando a magia e transformando a mesma em algo quase forçado.

Sou suspeita no que a textos de desenvolvimento pessoal diz respeito, por não lhes encontrar utilidade. Talvez por isso tenha ficado tão desapontada com o rumo que este livro tomou. A ideia inicial é muito engraçada, bastante bem conseguida, mas falha por excesso de zelo, talvez...

Um livro que agradará, com certeza, a quem o género "desenvolvimento pessoal" disser alguma coisa. Poderá agradar a mais gente. No entanto, é mais provável isso acontecer se não esperarem encontrar uma branca-de-neve entre as suas páginas.

Sem comentários:

Enviar um comentário