«Sombra» é uma irresistível viagem de regresso ao passado e ao mundo da infância. É, sobretudo, a história de Nina Hardy, a inesquecível protagonista deste romance, e o relato comovente de amizades extraordinárias, da descoberta do sexo e de amores proibidos.
Estamos na Irlanda no ano de 1950. Nina Hardy regressou à casa onde tinha crescido, à beleza algo decrépita do velho lar, com os seus jardins abandonados e a vista sobre o mar selvagem da costa irlandesa e as memórias há muito enterradas.
Com George, o seu amigo de infância, Nina procura a paz e descanso de um mundo turbulento mas, no final do dia, naquela casa tranquila, um crime brutal terá acontecido. Um crime que mudará para sempre a vida de todos. Enquanto Nina tenta fazer sentido de tudo o que aconteceu, numa viagem de regresso ao seu passado, o leitor acompanha uma história notável que se vai desenrolando lentamente, a história de uma infância, de amizades extraordinárias, de amores impossíveis e de uma guerra, uma história cheia de paixão e drama que atravessa toda a primeira metade do século xx.Este romance de Laxness, Nobel da Literatura, tem lugar na Islândia, no início do século XX, numa sociedade de servidão e num país com uma natureza inclemente. É a saga de Bjartur, um homem obstinado, inquebrável e inesquecível.
jartur vive no limiar da auto-suficiência e conta apenas com a sua obstinação e força interior, rejeitando qualquer caridade. Vive num vale com reputação de assombrado, só confia no seu rebanho, no seu cão e no seu cavalo. Se alguém toca o seu coração é Asta, a sua filha, mas tudo muda quando ela o desilude e magoa os seus enraizados princípios de honra…
A determinação de Bjartur e a sua luta pela independência são genuinamente heróicas, assustadoras e chegam a ser cómicas.
«Gente independente» é uma história épica, ao mesmo tempo trágica e bela. É uma imensa viagem por um mundo onde as almas são levadas até ao precipício e só os mais duros resistem. Um romance imbuído de sentido de humor, de uma crueldade que roça o violento e de uma profunda humanidade. Um romance que continua a comover gerações de leitores.A acção de «Fome», um romance marcante e considerado um clássico da literatura mundial, decorre nos finais do século xix. O narrador, um jovem escritor, um homem solitário, deambula pelas ruas de Kristiania (actual Oslo) numa miséria extrema, enregelado pelo frio e tolhido pela fome. Essa miséria em que vive, provoca-lhe momentos de delírio e violentas variações de humor. Mas cedo nos apercebemos de que a “fome” desse sonhador não é apenas física. Há a procura de uma identidade e de um reconhecimento dentro das suas próprias alucinações.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário