domingo, 29 de agosto de 2010

Morreu António Telmo

Alto representante do Movimento da Filosofia Portuguesa, na linha de Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Álvaro Ribeiro e José Marinho, irmão de Orlando Vitorino e companheiro de Agostinho da Silva e de Dalila Pereira da Costa, faleceu na manhã de 21 de Agosto António Telmo.

A sua obra propõe uma nova visão da história de Portugal, ligada à Ordem do Templo e à Ordem de Cristo, aliando a interpretação do Mosteiro dos Jerónimos a uma nova leitura do pensamento de Luís de Camões (em diálogo único com Fiama Hasse Pais Brandão).

Um dos mais originais filósofos do nosso tempo e um dos maiores escritores portugueses, conjugou tradições como a filosofia aristotélica e a filosofia hebraica, a língua portuguesa e o pensamento poético, a noção de firmamento e o culto dos heróis.

É autor de obras como História Secreta de Portugal (1977), Desembarque dos Maniqueus na Ilha de Camões (1982), O Bateleur (1992) e A Verdade do Amor (2008).

A BABEL tem a honra de publicar a obra O Portugal de António Telmo, um livro de homenagem, que o autor teve ainda a oportunidade de contemplar.

3 comentários:

  1. Não conhecia o autor, mas é sempre triste quando um escritor (ou outra pessoa qualquer, claro) morre.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana:

    Conhecer todos os autores é difícil, especialmente quando o que escrevem não é do género mais mediático. apesar desta ser uma notícia triste, retiremos dela o melhor: saber que este autor existe e tentar conhecer um pouco da sua obra!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar