domingo, 22 de agosto de 2010

Jasmyn

Título: Jasmyn
Autora: Alex Bell
Editora: Europa-América

Sinopse:
Jasmyn Gracey está presa num mundo triste e cinzento desde a morte do seu marido Liam e só a música do seu violino a consola. Porém, ela não fica indiferente a estranhos acontecimentos.
No funeral de Liam, seis cisnes negros tombam do céu. Gracey descobre uma estranha miniatura de um cavaleiro negro entre os haveres de Liam e tem a certeza de que alguém a observa.
Para desvendar o misterioso passado de Liam, Gracey viaja entre castelos de contos de fadas, na Alemanha, um hotel de gelo, na Suécia, e as catacumbas de Paris. E nada será como dantes. 

Opinião:
A sinopse deste livro deixou-me intrigada - não dizendo muito sobre a história, dava a entender uma aventura  no mínimo diferente. Iniciei a leitura curiosa, mas sem grandes expectativas. Podem então perceber a  minha surpresa quando, em poucos capítulos, fiquei rendida!
A autora conta toda a história na primeira pessoa, na pele de Jasmyn, o que é um desafio interessante. Com uma escrita despretensiosa e, por vezes, excessivamente coloquial, vai desenhando um enredo recheado de dor e magia! Começa com uma situação em si bastante intensa - a morte do marido de Jasmyn. Este cenário é por si só recheado de emoção mas, para adensar o drama, a autora junta, pouco a pouco, pistas enigmáticas que conduzem a personagem principal numa viagem por cenários de sonho e situações magicamente fantásticas que, confesso, me fizeram lamentar o tempo em que sucumbi ao sono, por não me permitir terminar o livro e desvendar todo o mistério desenhado.
A história é uma mistura muitíssimo bem conseguida entre realidade, lenda e magia, com um grande amor de difícil resolução à mistura. Delicioso!

Adorei o livro muito mais do que poderia à partida imaginar! É uma fantástica companhia mas, ficam desde já avisados, é extremamente viciante! Assegurem-se que têm tempo para o ler, caso contrário poderão sofrer, como eu, de um inquietante síndrome de privação!

4 comentários:

  1. Também adorei este livro :)
    Da primeira à última página.
    Se quiserem podem ler a minha opinião aqui:
    http://branmorrighan.blogspot.com/2010/07/opiniao-jasmyn-de-alex-bell.html

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá Morrigjan,

    O engraçado é que, não tendo lido a tua opinião antes, encontro muitos pontos em comum com a minha! Só valida a qualidade que ambas afirmamos que o livro tem!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Desfolhar ou folhear? Se aplicado no sentido de observar para conhecer o conteúdo de um livro, folhear parece-me mais adequado. Desfolhar significa retirar as folhas, não é? Assim, desfolhar um livro será rasgar-lhe as folhas e não lê-las. Um blogue feito por e para quem ama os livros e a leitura deve evitar títulos pouco cuidados!

    ResponderEliminar
  4. Olá Zita,

    Se a sua observação tiver como fundamento genuína curiosidade, envie-nos um e-mail. Teremos todo o gosto em esclarecê-la, como já fizemos com várias pessoas, relativamente à escolha do nome para o nosso blogue.

    Se a observação se baseia na presunção de que é detentora da razão, lamentamos que alguém que se diz amante de livros não consiga entender das palavras mais do que o seu sentido literal. Lamentamos também a clara intenção de ridicularizar um trabalho que tanto prezamos.

    Quem vem por bem, é sempre bem vindo. Talvez possa continuar a passar por cá.

    Boas leituras.

    ResponderEliminar