quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os Diários da Mulher Peter Pan

Título: Os Diários da Mulher Peter Pan
Autora: Teresa Lopes Vieira
Editora: Bertrand

Sinopse:
Diana leva uma vida monótona com a família no centro de Lisboa. Em plena crise da meia-idade, ela é constantemente assolada por dúvidas em relação ao rumo da própria existência, que se agravam quando se vê obrigada a viajar para o Equador em negócios. Desadaptada e infeliz, assombrada por tendências depressivas, faz planos para regressar o mais depressa possível a casa.
Um grave acidente ao qual sobrevive milagrosamente, salva por uma tribo em plena Amazónia, produz uma revolução na sua maneira de ser, levando-a a ficar. Wendy, uma estranha e misteriosa jovem que se torna na sua companheira de viagem, arrasta-a então por aventuras inesperadas.

Opinião:
Este foi um livro inesperado. Sendo o primeiro romance da autora, é natural que ainda não tivesse contactado com a mesma, surpreendendo-me a facilidade com que li as primeiras dezenas de páginas. Quase como se fosse normal, a autora convida-nos a seguir Diana, a sua personagem principal: uma mulher de classe média-alta comum, sem nada de diferente na sua vida, o que a torna um pouco monótona. Sem saber bem como, esta mulher vê-se encurralada na américa do sul e transforma-se numa outra pessoa, redescobre-se através de uma série de acontecimentos que têm tanto de empolgante como de improváveis.
Sendo eu uma fã incontornável de viagens, com uma alma de verdadeira descobridora, sempre em busca de novos horizontes, confesso que o que mais gostei neste livro foram as deliciosas descrições dessa zona do globo que tão mal conheço. Como invejei a personagem principal do livro... Como invejei a própria autora, já que esta realizou de facto essa viagem catártica pelo sul das américas! 
Para além das descrições fabulosas, louvo a escrita descomplicada e de leitura simples que a autora empregou. Devo, no entanto, confessar que achei o final um pouco forçado.

Será uma companhia muito agradável para os aventureiros e sonhadores. Excelente companhia para umas férias solarengas.

Sem comentários:

Enviar um comentário