Título: O Roubo do Elefante Branco e Outras Histórias
Autor: Mark Twain
Editora: Publicações Europa-América
Sinopse:
O Roubo do Elefante Branco, originalmente um conto publicado em 1882, narra a história peculiar de Hassan Bem Selim Ebu Bhidpoor, um elefante branco que percorre o longo caminho que separa a Índia da Inglaterra.
Quando a corpulenta oferende do rei do Sião à monarca inglesa desaparece em Nova Jérsia, resta ao inspector nova-iorquino Blunt e às suas forças policiais descobrir o paradeiro do infeliz Hassan.
Opinião:
Este ano completam-se 100 anos sobre a morte de Mark Twain e, por cá, as Publicações Europa-América, têm investido em reedições e relançamentos dos clássicos "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberr Finn", para além deste conjunto de pequenos contos, iniciado pel'"O Roubo do Elefante Branco".
O primeiro conto, que empresta o nome ao livro, é espelho daquilo que me atraiu na escrita de Mark Twain. Crítica social sarcástica e mordaz, escrita com humor clássico e cheio de classe! Podem pensar que não, mas garanto-vos que as pessoas do século XIX também se riam! Especialmente, se tivessem o bom senso de ler Mark Twain.
"O Roubo do Elefante Branco" caricaturiza em finos traços a imagem do investigador que surgia naqueles tempos, nas dezenas de policiais publicados. Os outros contos são bastante variados, todos repletos do mesmo delicioso sentido de humor e escritos com grande perícia.
Um clássico ideal para alturas de crise, pois acreditem que rir é o melhor remédio!
Sem comentários:
Enviar um comentário