terça-feira, 13 de julho de 2010

A Lança do Deserto

Título: A Lança do Deserto
Autor: Peter V. Brett
Editora: Gailivro

Sinopse:
O Sol põe-se sobre a Humanidade. A noite pertence agora a demónios vorazes que se materializam com a escuridão e que caçam, sem tréguas, uma população quase extinta, forçada a acobardar-se atrás da segurança de guardas de poder semi-esquecidas. Mas estas guardas apenas servem para manter os demónios à distância e as lendas falam de um Libertador; um general, alguns chamar-lhe-iam profeta, que em tempos uniu a Humanidade e derrotou os demónios. No entanto esses tempos, se alguma vez existiram, pertencem a um passado distante. Os demónios estão de volta e o Libertador é apenas um mito… Ou será que não?

Opinião: 
Se ainda se recordam da minha opinião de "O Homem Pintado", sabem que o li num dia sôfrego, com breves pausas para comer. Foi uma experiência intensa, porém tive receio de me lembrar pouco da história ao enfrentar as 700 páginas de "A Lança do Deserto". Felizmente, o autor, habituado a estar do lado do leitor, reavivou-me a memória constantemente, de cada vez que fosse importante para os acontecimentos.
A leitura deste segundo volume foi um pouco mais prolongada, tendo sido devorado em fatias de 200 páginas e tudo o que de bom tinha o enredo de "O Homem Pintado" está agora ainda melhor. Peter V. Brett tem aquele apelativo e, por vezes, irritante dom dos grandes autores da literatura fantástica: contar histórias em centenas de páginas e, chegando ao fim, deixa o leitor impaciente, perguntando: "Então, e mais?"!
A verdade é que não queria parar de ler. Desejei continuar imerso na apaixonante luta contra os demónios e contra a essência do medo. Deixar-me rodear pelas personagens fortes de carácter, pelas interacções recheadas de ódios, amizades, paixões, subserviência, manipulação, ternura... Queria continuar a assistir às batalhas entre humanos, enquanto o verdadeiro e letal inimigo ganha forças (metáfora perfeita da História da Humanidade). 
Felizmente, já vem aí o próximo volume, previsto para 2012... 2012? Só? Ai... Bem, talvez o filme amacie a espera...

Portanto, para quem leu "O Homem Pintado", é obrigatório. Para quem ainda não teve oportunidade, leiam a minha opinião sobre o primeiro livro, vejam o booktrailer e não esperem mais.

10 comentários:

  1. Olá Diogo:

    Parece-me que a espera para a leitura de "A Lança do Deserto" será muito menos dolorosa do que para o terceiro volume! :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Tenho aqui o primeiro à espera de ser lido e a vontade é enorme (mas a pilha de outros livros é ainda maior XD )
    E conseguiste devorar o primeiro num dia? Eu acho que nunca conseguiria, Ele é enorme!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana:

    600 páginas... Mas se imaginares um dia de leitura intensiva, só com breves pausas para comer, não é difícil! Parece um pouco obsessivo, porém o sol cruza o céu num ápice quando estamos entretidos...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Eu já li o livro e tenho a dar os meus sinceros parabéns ao escritor pois o livro está uma obra de arte está excelente

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedro;

    É, sim, um excelente livro. Por cá esperamos ansiosamente pelo lançamento do terceiro volume! Pena que ainda vai demorar...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. Falaste do filme, ouvi dizer que era para 2012, tens alguma data mais exacta? sff

    ResponderEliminar
  7. Olá gcra.v

    Também só sabemos que está previsto para 2012... Mas se por acaso souber novidades, estamos interessados :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. ola qual sera o nome do 3º livro?
    e quando vai sair

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina:

    Em inglês, podes ver a informação aqui: http://www.amazon.com/The-Daylight-War-Peter-Brett/dp/0345503821/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1347586633&sr=8-1&keywords=The+Daylight+War

    Em português, ainda não sabemos...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar