quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Espada de Zagan

Título: A Espada de Zagan
Autor: Clark Ashton Smith
Editora: Colecção TEEN - Saída de Emergência

Sinopse:
Em pleno ambiente das Mil e Uma Noites, dois jovens arriscam a morte e enfrentam o perigo em peripécias e batalhas para conquistar o amor de uma jovem de beleza singular: Fatima, a sobrinha do poderoso Sultão. Num ambiente mágico e apaixonante, "A Espada de Zagan" faz-nos sonhar com palácios e a vida exótica nas cidades atribuladas do Médio Oriente. Um livro repleto de ação e aventura, com descrições de tirar o fôlego. "A Espada de Zagan" é um dos grandes clássicos da literatura e foi escrito por Clark Ashton Smith nos seus anos de juventude. Mais tarde, Ashton Smith veio a tornar-se um dos escritores mais importantes dos inícios do séc. XX.

Opinião:
Clark Ashton Smith ficou conhecido pela sua amizade com H. P. Lovecraft e pelas curtas histórias de fantasia e ficção que escreveu. Começou a escrever muito jovem, por volta dos 11 anos de idade, sendo a sua inspiração e influências um pouco diferentes nessa altura. É deste período que resulta este "A Espada de Zagan".
O livro não é uma obra prima. É notória a imaturidade na escrita pela ausência de pormenores, pelo rápido e por vezes trapalhão desenrolar da acção e pela ausência ocasional de ligação coerente entre um capítulo e o seguinte. Recheado de batalhas corpo a corpo e de cenas de verdadeiro heroísmo, é perceptível o fascínio pela luta e a vontade de criar e fazer singrar as personagens principais. Não é uma leitura fácil. As lacunas que se intuem dificultam-na e chegam a tornar a acção descrita confusa. 
Mesmo assim, e depois de ter conhecimento da idade do autor quando escreveu este livro, há muito mérito no mesmo. Realço as batalhas heróicas com pormenores relativamente macabros e a frieza com que são descritos, assim como a ingenuidade presente nos trechos voltados para a relação entre as personagens.

Será um livro ideal para apaixonados pelo género e pelo autor. Será também adequado para leitores mais jovens e ousados nas suas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário