quinta-feira, 1 de julho de 2010

As Velas Ardem até ao Fim

Título: As Velas Ardem até ao Fim
Autor: Sándor Márai
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...

Opinião:
Delicioso. Foi esta a palavra que me encheu o pensamento assim que terminei o livro - delicioso! 

Sabe quem por cá vai passando que este livro foi uma das muitas aquisições resultantes das múltiplas idas à Feira do Livro do Porto este ano. Tendo sido pouco tempo antes largamente elogiado por algém que considero uma autoridade no que a livros e literatura diz respeito, não consegui resistir quando o vi na banca da Dom Quixote a olhar para mim. Não demorou muito até que passasse para o topo da pilha de leitura, tamanha a ânsia e curiosidade! Em nada me arrependo!

Este pequeno livro contém uma insuspeita riqueza. Sándor Márai escreve belíssimamente. É capaz de descrições arrebatadoras e tocantes de tão pormenorizadas. É capaz de descrever a mesma cena inúmeras vezes, pintando-a sempre com novas cores, desvendando pormenores, experimentando novos ângulos. Fantástico. Resulta uma leitura fluída que nos esforçamos para que dure, de forma a que não escape uma única cor, um único som. Embala-nos no quadro que vai pintando e, quando percebemos, estamos presos nas malhas de um enredo simples e, por isso mesmo, tão complexo. Abrem-se os horizontes e embarcamos em reflexões de uma vida entre as personagens principais - amor, traição, desgosto e morte, servem de mote para revelar o cerne das relações que se estabelecem entre seres humanos, respostas a questões existenciais que a idade vai desvendando e limando até que se tornem evidentes e básicas.
Sendo a minha primeira obra do autor, não tenho como saber se este será um registo regular ou presente apenas nesta obra. O facto é que foi com espanto e admiração renovados que virei cada página, e com os mesmos terminei o livro. Delicioso.

É mais um autor a colocar no pódio dos deslumbramentos e a ter em conta em cada visita a uma livraria. Espero que se aventurem entre as suas obras pois, a revelarem-se da mesma qualidade que este "As Velas Ardem até ao Fim", é uma experiência que qualquer leitor não pode deixar de viver.

4 comentários:

  1. Depois desta opinião fantástica, até eu fiquei com vontade de ler o livro. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana;

    Leia o livro! Vai adorar, certamente!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Pois, mais uma Ana que se rendeu a comprar este livro por causa desta opinião!!! ;) Depois digo alguma coisa...

    (Devia ser obrigatório as pessoas tirarem dias de férias mas só para ler!!!)

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana Isabel;

    Ora eis uma bela ideia! Vamos fazer um abaixo-assinado? Acho que entre os nossos leitores é capaz de se conseguir um belo número de assinaturas!

    Quanto ao livro, fico muito feliz com a compra! Não, eu não recebo comissão da Dom Quixote! Mas achei este livro tão especial que chega a ser "necessário" para qualquer leitor!

    Espero que aprecies! Depois conta por cá as tuas impressões!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar