Título: Quem Me Dera Que Estivesses Aqui
Autor: Francesc Miralles
Editora: Contraponto
Sinopse:
No dia em que faz 30 anos, Daniel, um arquitecto de sucesso em Barcelona, é abandonado repentinamente pela sua noiva. Em pleno naufrágio emocional, tenta distrair-se a ouvir um disco que lhe foi oferecido por uma das suas poucas amigas íntimas. O CD é de uma jovem cantora quase desconhecida chamada Eva Winter - e, para de Daniel surpresa, casa canção do álbum parece descrever, ao pormenor, a sua vida e as suas emoções. Intrigado, Daniel toma uma decisão impetuosa: sem avisar ninguém, parte para Paris, em busca desta misteriosa cantora que parece conhecê-lo melhor que qualquer pessoa. À sua espera, encontra as mais insólitas surpresas… e talvez até o amor da sua vida.
Opinião:
Iniciei a leitura deste "Quem Me Dera Que Estivesses Aqui inspirada pelo título sugestivo e guiada pelas críticas muito positivas que tinha lido sobre o romance anterior do autor, "Amor em Minúsculas". Confesso que, a princípio, a descrição da vida sem sentido do personagem principal não me agradou especialmente. A história arrastava-se e não parecia conduzir a lado nenhum. Mas tudo mudou subitamente quando este decide partir e fazer alguma coisa, por mais disparatada que seja! Seguem-se uma série de acontecimentos, tão inesperados como quase desconexos, que me prenderam ao livro por surpresa e curiosidade! Demonstrando mais arte do que inicialmente se poderia suspeitar, o autor consegue unir os acontecimentos em torno de Daniel de forma impressionante, deixando um sorriso rasgado ao longo das últimas páginas a quem tem o livro na mão!
História à parte, há vários pontos que me agradaram especialmente e que gostaria de realçar sobre este livro. Entre eles, estão as várias referências a literatura, cinema e música que o autor vai introduzindo a propósito da história e são verdadeiros doces escondidos. Mais me agradaram as descrições de um Paris pouco turístico, como ainda não conheço e tenho real vontade de conhecer, que fazem do livro quase um guia de pequena jóias escondidas na cidade.
Um romance "disfarçado" que agradará a românticos declarados e aos que não o costumam confessar. Mais filosófico do que possa pensar, este livro vai, com certeza, fazer as delícias de muitos.
P.S.: Apaixonei-me pela capa!
Este está na minha lista para comprar. Adorei a sinopse e as opiniões têm-me deixado fascinada.
ResponderEliminarEste livro já tinha despertado a minha curiosidade, quer pela sinopse, quer pela capa (que é lindissíma) agora depois de ler a tua opinião vai sem dúvida para a minha wishlist!
ResponderEliminarbjinhs
Olá Ju e B.,
ResponderEliminarAcho que não se vão arrepender. Este livro surpreende e depois de acabar deixa-nos com um sorriso rasgado! Garantido!
Boas leituras!
Eu estou neste momento a lê-lo. Comecei há poucas horas, pensando que seria uma leitura algo breve (para o dia de hoje) e que facilmente largaria mas estava redondamente enganada. Já li um terço do livro assim, de um só fôlego, e decidi parar somente pela hora tardia que já se apresenta.
ResponderEliminarAté agora estou a gostar bastante. A escrita tem um toque muito pessoal e divertido e a personagem de Daniel está a tornar-se cada vez mais interessante.
Olá Patrícia:
ResponderEliminarÉ precisamente essa a beleza do livro. Vai melhorando a cada página e prende-nos progressivamente. Espero que tenhas gostado. Deixa por cá a tua opinião!
Boas leituras!