domingo, 6 de junho de 2010

O Mago - Aprendiz

Título: O Mago - Aprendiz
Autor: Raymond E. Feist
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Na fronteira do Reino das Ilhas, existe uma cidade tranquila chamada Crydee. Nessa cidade, vive um rapaz órfão de nome Pug. Trabalhando nas lides do castelo que o acolheu, ele sonha com o dia em que se tornará um guerreiro valoroso ao serviço do rei. Mas o destino troca-lhe as voltas e o franzino Pug acaba por tornar-se aprendiz do misterioso Mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para todo o sempre. Subitamente a paz do reino é esmagada, sem piedade, por misteriosas criaturas que devastam cidade após cidade. Quando o mundo parece desabar a seus pés, Pug percebe que apenas ele poderá mudar o rumo dos acontecimentos, penetrar as barreiras do espaço e do tempo, e dominar os poderes de uma nova e estranha magia… Esta é uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde irá conhecer povos e culturas exóticas, aprender a amar e descobrir o verdadeiro valor da amizade. Mas, no seu caminho, terá de enfrentar tenebrosos perigos e derrotar os inimigos mais cruéis.

Opinião:
   "O Mago" foi publicado pela primeira vez em 1982 e é o primeiro título do "The Riftwar Cycle" que actualmente conta com 25 títulos, o último a lançar em breve. Portanto, temos muita leitura para pôr em dia!
   Midkemia, o mundo criado pelo autor, alberga humanos, elfos, anões e criaturas das trevas. A acção decorre numa época que poderá corresponder à nossa Idade Média e a magia ocupa um lugar de relevo. Esta fórmula já foi explorada de várias formas, com sucesso variável, tanto em livro, como filme ou mesmo jogo. Então, como se destacam das outras criações Pug, Kulgan e a Midkemia no geral?
   Antes até de me sentir envolvido pela história, cativou-me o sentido de humor que o autor empresta aos diálogos entre as suas personagens, aliviando a habitual pressão de ter que decorar dezenas de estranhos nomes de pessoas e locais. Em seguida, apreciei bastante a forma como o mapa nos auxilia a orientação, especialmente porque a geografia tem um papel preponderante na acção, seja nas viagens como nas batalhas travadas.
   Um dos pontos mais originais é a ameaça que este mundo enfrenta: a invasão por uma raça de outro mundo, com o poder de se deslocar através de algo que se assemelha a um portal interdimensional. Certamente que será cada vez mais envolvente no segundo volume de "O Mago".
   Mas onde o autor me conquistou foi na transmissão de sensações das personagens para o leitor. Desde os amores adolescentes, o terror das trevas, a alegria de determinados momentos e a adrenalina da batalha com que termina o livro. Verdadeiramente apaixonante!
   Aguardo ansiosamente a possibilidade de poder ler "O Mago - Mestre" para vos deixar aqui a minha opinião. Posteriormente, quem sabe, os restantes volumes do autor surjam por terras lusas...

   Sem qualquer dúvida, o promissor início de uma das sagas que se tornará imortal no mundo do fantástico.

5 comentários:

  1. Pelo que li a SdE disse que quaisquer planos futuros respeitantes ao autor em questão estão guardados para depois do lançamento de O Mago: Mestre.

    ResponderEliminar
  2. Já o tenho cá por casa, mas ainda não li.
    Mas tenho ouvido umas opiniões boas e outras que acham um livro muito sensaborão.
    Só depois de o ler saberei.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ricardo:

    Então dependerá de nós, leitores, a edição da restante obra do autor! Vamos lá fazer uma forcinha?

    Olá Angelina:

    O livro corre o risco de ser "mais do mesmo" (apesar de ser anterior a muitos dos títulos deste género), mas na minha opinião tem o seu encanto próprio. Após a leitura de "O Mago: Mestre" serei mais concreto na avaliação!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Sim claro, tens toda a razão. Hoje estava mesmo a pensar comprar o 1º livro e o segundo daqui a algum tempo(ainda tenho aqui alguns para ler).

    ResponderEliminar
  5. Olá Ricardo:

    Já agora, aproveito para te pedir para deixares por cá a tua opinião quando tiveres oportunidade de o ler!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar